[Atualização] A Google já respondeu a este problema. A sua declaração está no final do artigo.
Foi há poucas horas que se soube do caso que envolve o Facebook e o pagamento para ter acesso a dados dos utilizadores. A posição de todos é crítica e contra esta prática.
Mas, e do que se sabe agora, o Facebook não é a única empresa com estas práticas. Também a Google tem um programa de recompensas que recolhe e analisa dados dos utilizadores.
É grave a descoberta feita sobre o Facebook e acumula-se ao que tem afetado a empresa. Na continuação da análise deste processo, descobriu-se entretanto que não está sozinha.
Google pagou para ter acesso a dados dos utilizadores
Também a Google tem em funcionamento um serviço similar. Chamado Screenwise Meter, opera pagando aos utilizadores para responderem a questionários. Ao mesmo tempo, os seus dados de utilização da Internet são recolhidos.
Esperava-se que a Apple tomasse uma posição similar ao que aconteceu com o Facebook, mas isso ainda não aconteceu. A situação de abuso é idêntica, mas existem alguns atenuantes.
Programa de recompensas da Google é igual ao do Facebook
Tal como no caso do Facebook, este programa dirige-se aos utilizadores da Google, com idade superior aos 18 anos (13 caso faça parte de um plano família). A ideia é dar aos utilizadores a possibilidade de responderem a inquéritos, ganhando assim um valor monetário. Em contrapartida, este era convertível em bens na Play Store.
Lançado em 2012, a Google tem mudado este programa ao longo dos anos, mudando alguns pormenores da sua base. A empresa vai ao ponto de distribuir routers para que possa fazer uma recolha maior.
As recompensas para quem permitir a recolha de dados
Claro que na sua base, este programa leva à instalação de uma VPN por onde o tráfego circula. É aqui que a recolha é feita, com a posterior análise dos dados recebidos.
As atenuantes do programa da Google
Como dissemos antes, a Google tem algumas atenuantes. Em primeiro lugar, declara de imediato que irá recolher dados dos utilizadores neste processo.
Em segundo lugar, a app da Google tem um modo incógnito, em que os dados não são recolhidos. Este podia ser usado por menores ou quando o utilizador assim o entendesse.
Por fim, a empresa obriga os utilizadores a serem maiores de idade, podendo depois adicionar menores do seu agregado familiar.
A Apple deve agir em breve contra a Google
Um ponto importante, e que levará a Apple a agir, é a forma como a app e a VPN é instalada no iOS. É usado um certificado empresarial e um código, o que viola a sua utilização. No caso do Facebook, este foi desativado e agora nem as apps internas da rede social funcionam.
Espera-se que muito em breve também a Google tome uma posição sobre este seu programa, pelo menos no iOS. Há aqui uma clara violação das regras da Apple e isso levará a medidas drásticas.
Ao mesmo tempo, fica claro que não existem limites para estas empresas no que toca à recolha de dados. São também visíveis as formas tomadas para que esta aconteça, usando todas as medidas possíveis.
[Atualização] A reposta da Google a esta questão está abaixo:
A aplicação Screenwise Meter para iOS não deveria ter sido utilizada juntamente com o programa Enterprise da Apple – foi um erro e apresentamos as nossas desculpas.
Desactivámos esta aplicação nos dispositivos iOS. Esta aplicação é totalmente voluntária e sempre foi.
Fomos sinceros com os utilizadores sobre a forma como utilizamos os seus dados nesta app, não temos qualquer acesso a dados encriptados nas aplicações e nos dispositivos e os utilizadores podem desativar o programa a qualquer momento.