Além de apresentar a sua nova plataforma de streaming de jogos, a Stadia, a Google fez algumas alegações ousadas. Algo que levou ao rubro a plateia na sua keynote durante a GCD19. Em causa está a afirmação de que a Stadia é mais poderosa do que a PS4 da Sony e a Xbox One X da Microsoft, combinadas.
Terá a nova criação da tecnológica norte-americana todo este “músculo”, ou será apenas o marketing a falar?
Com efeito, no decurso da sua apresentação na GDC19, a tecnológica de Mountain View deixou a plateia sem fôlego com todos os anúncios. Ainda que seja uma só plataforma – Stadia – a mesma é extremamente multifacetada. Aliás, é um projeto tão ambicioso que tivemos que ver e rever toda a sua palestra.
O Stadia é para todos e reúne em si todo o poder da Google
“Mais poder de computação, a mais pessoas, mais do que nunca”, Sundar Pichai, sobre o papel da Google em 2019. Foi a ponte cuidadosamente estabelecida entre os serviços Google Play e todo o nicho de gaming presente no YouTube. Assim, aos 23 minutos de apresentação (vídeo), fomos introduzidos à sua plataforma.
Não tenham dúvidas, estamos perante um dos maiores anúncios do ano. Uma plataforma que, caso seja bem explorada, poderá suplantar a Xbox da Microsoft, ou até mesmo a PlayStation, personificada atualmente pela PS4. É uma aposta séria e não pode, de forma alguma, ser menosprezada pelas concorrentes.
Durante mais de 20 anos, a Google trabalhou com o intuito de nos colocar a informação à nossa disposição, de forma imediata. Entretanto, e pelo caminho, construiu aquela que é provavelmente a maior rede de informação em todo o mundo. Potenciada por inúmeros data centers espalhados pelo mundo.
Agora, a Google apercebeu-se de que pode fazer ainda mais!
A infraestrutura, na sua grande maioria, já está montada. Contudo, passará a ser também canalizada para o serviços de streaming de jogos. Por outras palavras, uma alternativa óbvia à PS4 da Sony e claro, à Xbox da Microsoft. Não é um conceito, não é um projeto, é sim um produto acabado (ou quase).
A Google diz – que se dane o hardware. Os suportes físicos estão condenados a ser ultrapassados, caminhando inegavelmente para a obsolescência. Até a poderosa PS4 Pro, ou a Xbox One X da Microsoft, daqui a 3, 4, 5 ou 10 anos, serão inevitavelmente obsoletas. O Stadia chegou para pôr termo a isso mesmo.
Aliás, dizer que atualmente o Stadia é mais potente do que a PS4 Pro, ou a Xbox One X da Microsoft combinadas, é ousado. Sim, mas não deixa de ser uma ilação previsível. Note-se que a infraestrutura da Google está constantemente a ser melhorada, ao passo que as consolas são maioritariamente estáticas.
Nem a PS4 Pro ou a Xbox One X da Microsoft chegam perto da Stadia
Sozinhas nem de longe, nem mesmo combinadas. A Google jogou sal na ferida e enxovalhou ambas as concorrentes diretas, num tom calmo e seguro de si, bem ao jeito da empresa. Foi uma apresentação emocionante, mas difícil de digerir perante o grande número de novidades.
Agora, fiquei a saber que poderei começar um jogo no meu smartphone, seja ele Android ou iOS. Em seguida, através de um link, posso continuar no PC, no tablet ou pegar num Chromecast e terminar a partida na televisão da sala. E o melhor de tudo? Quando me sentir preguiçoso posso pedir ajuda à Google Assistant para mediar a transição (ou pedir algumas dicas de jogo).
Contudo, ciente da importância de um dispositivo físico, a Google deu-nos também um novo Stadia Controler que poderão descobrir aqui. O serviço será lançado ainda em 2019, chegando aos EUA, Canadá, UK, bem como à Europa (ainda que a empresa não tenha especificado a quais países).
É impossível não opinar
Enquanto consumidor, não podia estar mais entusiasmado, ainda que não conheça os preços do serviço. Contudo, para os programadores a tecnológica de Mountain View dedicou-lhes uma autêntica serenata cuja melodia poderá descobrir em seguida. Afinal de contas, sem conteúdo próprio, para que serviria a plataforma?