Atualização: Google responde ao caso. Leia a declaração enviada pela Google ao Pplware.
A Google está uma vez mais a ser processada na Europa num caso de práticas anti-concorrencias, onde está provado que o serviço de pesquisas estava a favorecer os próprios serviços da empresa.
No caso em concreto, a PriceRunner é uma empresa com um popular comparador de preços na Internet que se viu lesada por causa das pesquisas por preços no Google, não considerarem o seu serviço, dando destaque ao comparado de preços da própria Google.
Google é novamente processada por práticas de anti-concorrência
O serviço de comparação de preços PriceRunner, com sede na Suécia, anunciou que está a processar a Google em 2,1 mil milhões de euros depois do Tribunal Geral da União Europeia ter decidido que a Google ter violado as leis antitruste da UE.
Em novembro passado, o Tribunal confirmou a decisão de multar a empresa norte-americana num recorde de 2,42 mil milhões de euros, por favorecer os seus próprios serviços de comparação de preços em detrimento dos concorrentes.
Estamos a ir atrás de uma compensação pelos dados que a Google nos causou durante muitos anos, mas também estamos a encarar este processo como uma luta pelos consumidores que sofreram com a violação da lei da concorrência pela Google nos últimos 14 anos, e ainda nos dias de hoje.
|refere Mikael Lindahl, CEO da PriceRunner
A PriceRunner afirma ainda que a Google tem uma “posição de monopólio” na Europa e acredita que ainda não cumpriu a decisão da Comissão da UE, continuando a “abusar da sua posição dominante”. Como tal, alegou que o tráfego e os lucros são desviados de empresas como a sua, mesmo com serviços de maior qualidade que os da Google, prejudicando dos consumidores.
Como a violação ainda está em andamento, o valor dos danos aumenta a cada dia, esperamos que o valor final dos danos do processo seja significativamente maior.
A Google ainda não comentou este novo processo.
Atualização [16:30]
A Google enviou um comunicado ao Pplware, em resposta ao processo acima descrito, por Frederic Abrard, Director of the CSS Shopping Ads program:
As mudanças que fizemos nos anúncios do shopping em 2017 estão a funcionar com sucesso, gerando crescimento e empregos para centenas de serviços de comparação de preços que operam mais de 800 websites por toda a Europa. O sistema está sujeito a monitorização intensiva pela Comissão da UE e por dois grupos de especialistas externos. A PriceRunner optou por não usar os anúncios do shopping no Google, e como tal, pode não ter visto o mesmo sucesso que outros. Esperamos defender este caso em tribunal.
Acrescentou ainda:
A solução para o Shopping na Europa tem vindo a funcionar com sucesso há mais de 3 anos e está sujeita à monitorização intensiva da Comissão da UE e de dois grupos de especialistas externos (conheça os comentários da Comissão aqui)
Mais de 800 sites de Serviços de Comparação de Preços participam na Europa, milhares de milhões de cliques ajudam a conectar os seus parceiros com clientes de todo o mundo.
A maioria destas empresas está a crescer, a contratar novas pessoas e a trabalhar com mais retalhistas, por exemplo, Kelkoo, Redbrain, Connexity, Solute, Smarketer, e Smarter e-commerce (incluindo Klarna, que assinou um acordo para adquirir a PriceRunner e que falou sobre o seu sucesso com os anúncios do shopping).