Parece que é desta que o Flash vai morrer de vez…
Em Junho deste ano a Google anunciou que iria começar a bloquear, por omissão, os conteúdos Flash no Chrome, já que este tende a influenciar negativamente o desempenho do browser.
Agora, chega a informação de que será já a partir do dia 1 de Setembro que os anúncios em Flash começarão a ser bloqueados.
Muitos dos anúncios em Flash serão, já a partir do primeiro dia de Setembro, bloqueados automaticamente no Google Chrome.
Na verdade, o Flash não irá morrer de vez. Conteúdos como vídeos em Flash não serão para já bloqueados. O que a Google quer é, nesta fase, parar a reprodução anúncios, e mesmo esses podem ser retomados pelo utilizador com um simples clique sobre o conteúdo.
O anúncio, que já havia sido lançado em Junho, foi agora confirmado pela Google AdWords que voltou a referir o porquê desta alteração.
Para a empresa, o Flash influencia negativamente o desempenho do browser, prejudicando, por exemplo, a autonomia de portáteis e outros dispositivos móveis que o suportem.
Apesar da actualização chegar só a 1 de Setembro, qualquer utilizador do Chrome poderá desde já activá-la acedendo às Definições do Chrome, Mostrar definições avançadas…, Definições de Conteúdo, e em Plug-ins seleccionar a opção “Detetar e executar conteúdo de plug-ins importantes”.
Desta forma, a publicidade em Flash irá continuar a surgir visível ao utilizador mas sem reproduzir e mas com um símbolo de reprodução sobre ela.
A Google refere ainda que a maioria dos anúncios em Flash enviados para o Google AdWords serão convertidos automaticamente para HTML5. Para os anúncios já existentes deverão ser seguidos alguns passos para converter os anúncios em Flash em anúncios HTML5, antes do dia 1 de Setembro por forma a garantir que os anúncios continuem a ser mostrados na Google Display Network.
Fonte: AdWords