O YouTube foi hoje alvo de um ataque por parte de um grupo de hackers que resultou em vários vídeos eliminados e com thumbnail ou descrição alterados. Entre eles está o vídeo de música mais popular de sempre o Despacito de Luis Fonsi com Daddy Yankee, e vídeos de artistas como Selena Gomes e Taylor Swift.
As motivações dos hackers parecem estar relacionadas com a libertação da Palestina.
Durante a manhã de hoje, foram vários os canais do YouTube de grandes artistas do panorama musical que viram alguns dos seus maiores vídeos serem apagados e substituídos por uma imagem miniatura que remete para a famosa série que está a passar no Netflix, La Casa de Papel.
Além do vídeo mais visto de sempre no YouTube, o Despacito de Luis Fonsi ft. Daddy Yankee, também os canais de Chris Brown, Shakira, DJ Snake, Selena Gomez, Drake, Katy Perry e Taylor Swift, foram alvo de ataque, com eliminação de vídeos ou alterações das descrições dos vídeos.
Free Palestine
A dimensão do ataque ainda não é conhecida, não se sabe se foram as contas dos artistas da VEVO a serem penetradas ou algo mais profundo.
Algumas fontes avançam que este grupo está a exigir a libertação da Palestina, dadas as palavras colocadas em alguns vídeos, “Free Palestine”, sendo esta a grande motivação para estes ataques, feitos alegadamente por duas pessoas autodenominadas de Prosox e Kuroi´sh.
No Twitter um dos responsáveis pelo ataque pronunciou-se com uma publicação onde refere que adora o YouTube:
@YouTube Its just for fun i just use script "youtube-change-title-video" and i write "hacked" don t judge me i love youtube <3
— Prosox (@ProsoxW3b) 10 de abril de 2018