Pplware

Alphabet é afinal uma marca que a Google não controla totalmente

A notícia da mudança profunda que aconteceu na Google, onde passou a existir uma nova empresa mãe, a Alphabet, deixou muitos espantados.

Esta nova realidade vem mostrar uma nova forma de ver a empresa e também desta ser gerida, com uma maior autonomia das diferentes partes que a compõem.

Mas a verdade é que a Google pode ter alguns problema com o novo nome. A Alphabet pode começar os seus dias com grades problemas na justiça, já que esta é uma marca detida por outras empresas e em várias frentes.

A escolha do nome Alphabet para a empresa que agora é a detentora das diferentes marcas e serviços da Google é inteligente e demonstra que foi escolhida de forma criteriosa.

Cada uma das letras do alfabeto vai representar uma das empresas satélite da Google e que agora têm um lugar próprio no universo da Alphabet.

Mas se no campo da estrutura da empresa tudo parece agora estar bem, mesmo com as mudanças de lugares e a chegada de novos elementos à direcção, um problema pode em breve surgir, relacionado com a marca Alphabet.

É normal numa empresa, ainda para mais com a dimensão da Google, que ao criarem um novo produto ou uma nova ideia, que assegurem as vária componentes sociais do novo nome.

E é precisamente aqui que começam os problemas da Google e da Alphabet. Do que pode ser visto este novo nome está já ocupado na maioria das redes sociais, sendo por isso difícil que venha parar às mãos da Google.

Para além do Twitter, que como podemos ver acima está já ocupado, também o nome Alphabet no Facebook está também já em utilização. Quanto ao site www.alphabet.com, está ocupado e por uma grande marca, que todos conhecem…

E é aqui que começam os problemas da Google e da nova marca Alphabet. Esta é uma marca subsidiária da BMW e que tem presença em 18 países e fornece mais de 530.000 carros a empresas.

A BMW estará já a avaliar possíveis utilizações indevidas da sua marca e pondera agir judicialmente caso determine que existe utilização indevida da sua marca Alphabet.

O mais provável é que nunca venha a existir qualquer processo em tribunal por utilização da marca Alphabet. No anúncio desta nova empresa Larry Page frisou que a Alphabet não irá produzir produtos ou marcas sob esse novo nome.

Para poderem avançar para tribunal teria de haver a criação de elementos que gerassem confusão nos consumidores e que os levassem a não distinguir as marcas.

Para além destas pequenas “confusões”, surgiram de imediato a criação de novos sites, que brincavam com o novo endereço web da Alphabet, abc.xyz.

Está disponível, e a apontar para o Bing, os endereços abc.wtf e abc.fail, que apesar de inicialmente se julgarem que tivessem sido criados pela Microsoft, sabe-se agora, via Whois, que pertence a outras pessoas.

Exit mobile version