Pplware

A Google Assistant vai ajudá-lo com o Modo de Condução

Arrancou ontem (7) a conferência I/O19, dedicada ao mundo Android e a todas as tecnologias da tecnológica norte-americana. Entre estas, destacamos agora a Google Assistant, a assistente virtual, que continua a receber novos trunfos. Com efeito, temos agora um novo Modo de Condução que promete ser bastante útil.

Ainda que a assistente virtual já esteja presente noutros serviços de navegação como o Maps e no Android Auto. A partir do verão tem um novo modo e caso o queira ativar terá que dizer “Hey Google, let’s drive“.


Ainda que a Google Assistant não esteja (para já) disponível em português de Portugal, já o está em português do Brasil. Desse modo, temos já milhões de utilizadores do outro lado do Atlântico que poderão tirar proveito desta nova função. O mesmo se aplica caso a tenha configurado em inglês ou outro dos idiomas suportados.

 

A Google Assistant vai receber o Modo de Condução

No verão, encontrará uma poderosa ferramenta ao seu dispor. Da próxima vez que entrar no seu automóvel, pode assim colocar o smartphone no devido suporte. A partir daí, lance a Google Assistant e com o comando de voz supracitado o seu smartphone transformar-se-á num guia de navegação para o ajudar.

Assim sendo, passaremos a ter um ecrã ou painel de instrumentos com informação clara e sucinta. Sempre sem distrações e, de acordo com a Google, com toda a informação importante, compreensível com um simples esgar ou vislumbre. Mais uma vez, para que nada o distraia da estrada e da condução, segura.

Ainda de acordo com a tecnológica de Mountain View, temos aqui pequenos cartões com a informação mais relevante. Em primeiro lugar temos a Navegação, Chamadas, bem como a Play para reprodução de música enquanto conduz. Já, em seguida, temos os cartões com a informação personalizada pela Google Assistant.

 

Informação clara e sucinta no “Hey Google, Let’s drive”

O seu smartphone dar-lhe-á um feed perfeitamente claro e com base nas suas preferências. Mediante o machine learning da assistente virtual, terá acesso à informação mais recente, ou pertinente. Veja-se, por exemplo, as chamadas não atendidas, ou as informações de navegação e reprodução de música.

Ao mesmo tempo, vemos toda uma interface minimalista que, provavelmente, também receberá o tema escuro ou dark mode. Aí tudo é simples e pode ser controlado com comandos de voz através da Google Assistant, ou através de toques no ecrã, algo que não deverá levantar desafios tendo em conta a dimensão dos cartões.

 

 

Será extremamente simples continuar a ouvir um podcast que deixou a meio, ou até mesmo uma música que começou a ouvir em casa. Enquanto isso, poderá também utilizar a Assistant como em qualquer outro dispositivo, ou em qualquer outra situação, mediante, claro, o acesso à internet.

Rejeitar uma chamada será também mais simples. Ao mesmo tempo, a assistente vai dando indicações de voz, dizendo-lhe onde deve virar na próxima interseção, a título de exemplo. Note-se ainda que este Modo de Condução será ativado automaticamente quando o smartphone estabelece conexão, via Bluetooth, com o sistema de infotainment do seu veículo.

Por fim, o novo Modo de Condução chegará aos smartphones compatíveis durante o verão.

Exit mobile version