Pplware

ZeroPhone custa 50 dólares e tem como base o Raspberry Pi Zero

Cada vez há mais pessoas que levam a sério aquela velha máxima do “faça pela sua mão”. Desde o computador lá de casa até outros sistemas que estão montados para ajudar em várias tarefas de entretenimento, as pessoas querem ter uma palavra a dizer. Agora pode fazer o seu próprio telemóvel por menos de 50 euros.

Um grupo de programadores levou a coisa a sério e desenvolveu um projeto que permite construir um telefone móvel a partir de um Raspberry Pi Zero e deram-lhe o nome de ZeroPhone.


Esta pequena placa, que tem sido difícil de conseguir dada a sua procura, está na base deste projeto que tem como filosofia o Open Source. Aposta em materiais baratos (por cerca de 50 dólares no eBay conseguem-se todos os componentes) e permite a qualquer entusiasta destes meandros ter um telemóvel funcional que privilegia a privacidade, sem intromissão de operadoras ou fabricantes.

Mas o projeto não se fica pelo hardware. Pensem agora no que se pode desenvolver em termos de aplicações que podem correr em cima desta placa… um dia quem sabe se não poderá ter, por exemplo, ter o Pipplware, que vai já na sua versão 6:

 

ZeroPhone – Um telemóvel à sua medida, feito por si

Os responsáveis desta ideia basicamente estavam fartos do conceito atual dos smartphones. Estes estão sempre a ser mudados, sempre a evoluir no caminho do favorecimento dos fabricantes e das marcas por trás dos sistemas operativos e sempre tudo controlado (a privacidade) pelos fabricantes quer do hardware, quer do software.

Assim, decidiram meter a mão na massa e criaram um dispositivo Open Source que reunisse determinadas características basilares à liberdade de escolha. O ZeroPhone, baseado no Raspberry Pi Zero permite que adicione um modem 2G (que se pode substituir por um 3G), um módulo Wi-Fi, saída HDMI e de áudio, uma porta USB, um teclado numérico e um pequeno ecrã de 1,3 polegadas.

Claro que poderá não querer um ecrã tão pequeno, poderá querer um ecrã com multi-toque e com modernidade, mas isso é possível, essa riqueza está implícita neste projeto e por isso é que esta é a base de partida para onde lhe levar a imaginação, pese o facto de haver algumas limitações óbvias da própria placa que está na base de tudo isto, mas a imaginação poderá fazer deste equipamento muito mais que o ponto de partida.

 

Não, não vai haver uma campanha crowdfunding

Não é bonito, é verdade que não traz as linhas que marcam os lançamentos dos smartphones, nem tem aqueles toques de design elegantes que mostram o cuidado na sua criação.

Este telefone tem todos os componentes à mostra, todos eles estão bem à vista, pelo menos para já não tem um invólucro que cubra os circuitos. O resultado é um dispositivo em bruto e a placa de circuito impresso domina tudo. Mas tem o seu toque de sedução pois não tem uma mão comercial, industrial, por trás – pode ser do seu fabrico artesanal.

Este telefone pode fazer e receber chamadas, contudo, tem também a capacidade de executar pequenas aplicações escritas em Python (outras línguas podem ser adicionados no futuro) e que se podem visualizar num ecrã OLED monocromatico com uma resolução de 128×64 píxeis.

No Reddit, o projeto tem um sub-canal específico para se discutiu várias secções do projeto e espera-se que dentro de um mês haja uma campanha de financiamento coletivo para comprar estes telefones já construídos e prontos para uso por aqueles que querem investir nessa ideia tão atraente e diferente…

Via

Exit mobile version