Pplware

Xiaomi Black Shark – o smartphone que está a conquistar o mundo do gaming

Os smartphones dedicados aos jogadores estão a começar a surgir no mercado e a aceitação tem sido muito boa. No geral, são máquinas com um processador de topo e uma boa GPU, a bateria também tem que ter boa capacidade e, obviamente, o design tem que estar na mesma linha dos produtos gaming.

A Xiaomi é um dos players neste segmento e o seu Black Shark está a ser um autêntico sucesso, tendo esgotado logo após o seu lançamento, agora com reposição de stock já garantida pela Xiaomi.


A pioneira dos smartphones gaming foi a Razer, marca de renome no universo dos componentes para vídeojogos. O Razer Phone, apresentado em novembro passado, apresentou-se ao mercado como um modelo de topo centrado em 5 aspetos fundamentais para um jogador: ecrã, o sistema de som, o desempenho, a bateria e a câmara. O Razer Phone foi o primeiro smartphone a chegar ao mercado com um ecrã com taxa de atualização de 120 Hz, garantindo a melhor experiência e jogabilidade em termos de imagem.

A Xiaomi foi uma das seguidoras da Razer, tendo criado mesmo uma nova empresa, a Shark Technologies, para se dedicar ao desenvolvimento de um equipamento para jogos e o primeiro grande resultado foi o Xiaomi Black Shark, lançado no final do mês de abril.

Não tardou muito para que este topo de gama gaming esgotasse no mercado, obrigando a marca a retomar a produção e colocar novas unidades no mercado. Mas afinal, o que distingue este Black Shark?

O design

O Xiaomi Black Shark é um smartphone que se distingue logo pelo seu design. As linhas vincadas na traseira, o verde brilhante nos pormenores, remetem-nos logo para o mundo gaming. A linha de cor na traseira interage de forma diferente dependendo do tipo de ações executadas, seja durante um jogo, seja com receção de notificações e chamadas.

Em termos de dimensões, acaba por ser mais robusto e encorpado que um Xiaomi comum: tem uma espessura de 9,3 mm e pesa 190 gramas. O seu ecrã é de 5,99 polegadas com resolução 1080 x 2160 píxeis, ou seja, tem uma proporção de 18:9, capaz de exibir 97% de espaço de cor DCI-P3.

O desempenho

O desempenho fica a cargo do melhor SoC disponível atualmente no mercado, o Snapdragon 845 em conjunto com a GPU Adreno 630. O utilizador pode optar pela versão de 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, ou pela versão de 6 GB e 64 GB de armazenamento interno. Para complementar a imersão no jogo, o Xiaomi Black Shark ainda vem com altifalantes em stereo.

Para manter a temperatura do smartphone estabilizada, o Black Shark inclui um sistema de refrigeração líquida integrada, garantido um melhor desempenho e reduzindo as perdas de eficiência provocadas pelo sobreaquecimento.

Outra das particularidades é a inclusão de um processador de imagem independente que suporta tecnologia de compensação de movimento inteligente, melhora a imagem e aumenta os detalhes de cenas escuras, melhorando a qualidade de jogos e vídeos e tornando as imagens mais suaves, sem tremores e sem manchas.

A câmara

Estamos perante um smartphone de topo e, obviamente, a fotografia e vídeo são aspetos que não podem ser descurados. Como tal, o Xiaomi Black Shark vem equipado com uma câmara dupla traseira de 12 MP (f/1.8, 1.25µm) + 20 MP (f/1.8, 1.0µm) com zoom ótico 2x com capacidade de gravação de 2160p a 30fps. A câmara frontal é de 20 MP e grava a 1080p.

A bateria

A bateria tem uma capacidade de 4000 mAh com tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 3.0, essencial nos dias de hoje, ainda mais para uma bateria com tanta capacidade. O carregamento é feito, evidentemente, por ficha USB tipo-C, e não suporta carregamento sem fios.

Outras características

O Xiaomi Black Shark é dual-SIM LTE (dual stand-by), vem com Android 8.0 com uma nova roupagem, desta vez não é a MIUI mas sim o novo JOY UI. Traz Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, sensor de impressões digitais e giroscópio.

Em jogo

Existem depois algumas particularidades que normalmente não vemos em smartphones comuns. Por exemplo, um terceiro microfone independente na frente do telefone, para usar durante o jogo. A própria colocação das antenas em X no smartphone também foi pensada para que o utilizador tenha sempre o máximo rendimento nas ligações sem fios mesmo durante o jogo.

Com um toque num botão colocado na lateral do smarpthone (o Shark Key) o utilizador pode colocar o smartphone em Shark Mode de forma muito rápida, um modo que serve para ter maior desempenho durante os jogos. Existe ainda uma Gaming Dock para, durante o jogo, ser possível aceder a algumas funcionalidades rápidas, sem que seja necessário sair do jogo.

Em altura de lançamento estão disponíveis os códigos de desconto XEBKQKSX, para um desconto de 10€ na versão de 6 + 64 GB, e o código LUSCWHDB para um desconto de 17€ na versão de 8 + 128 GB (envio EU Priority Line sem alfândega). Está ainda disponível uma promoção em toda a gama de smartphones Xiaomi.

Xiaomi Black Shark

Exit mobile version