Indo ao encontro das nossas expectativas, a fabricante chinesa Xiaomi deu a conhecer dois novos relógios inteligentes da gama Amazfit. Se está à procura de um novo smartwatch para acompanhar e registar as suas sessões de exercício então deverá considerar estas alternativas à nova Mi Band 4.
Os novos produtos contam com um sensor ECG, bem como um sensor ótico, tal como o Apple Watch 4.
Ambos os produtos chegam no seguimento da nova pulseira Mi Band 4 cujas novidades pode consultar nesta ligação. Agora, sob a alçada da Huami, empresa satélite da Xiaomi e equipados com novas caraterísticas para 2019. Está na hora de conhecer o Amazfit Smart Watch 2 e Health Watch.
Os novos relógios inteligentes da Xiaomi
Em primeiro lugar, o novo Amazfit Smart Watch 2 é bastante similar ao já bem conhecido Verge. No entanto, temos aqui um ecrã redondo, mas agora maior. Na prática, temos um painel OLED de 1,39 polegadas de diagonal com uma resolução de 454 x 454 píxeis. Portanto, uma densidade de 326 ppp.
O seu ecrã é protegido pelo vidro Gorilla Glass de 3.ª geração, dando-lhe alguma resistência a riscos e quedas. Ao propósito, relembramos que o Verge apresenta um ecrã de 1,30” com 360 x 360 píxeis de resolução. Apontamos ainda a atenção ao detalhe nos vários elementos da estrutura do relógio.
No interior do mais recente dos relógios Xiaomi, temos o processador Snapdragon Wear 2500. Trata-se de uma plataforma móvel desenvolvida pela Qualcomm, especialmente para os relógios inteligentes. Além disso, contamos com 512 MB de memória RAM, bem como 4 GB de armazenamento interno.
O Amazfit Smart Watch 2 da Xiaomi
O software utilizado é o Amazfit OS, a plataforma própria da marca e desenvolvida especialmente para os relógios inteligentes. Já, tal como a Mi Band 4 e demais lançamentos recentes, o Smart Watch 2 é compatível com os sistemas operativos Android (4.4 e superior), bem como o iOS (10 e superior).
Já ao contrário da Mi Band 4, o novo Smart Watch 2 é mais independente do seu dispositivo móvel. Agora com suporte para redes 4G através do eSIM e capacidade de comunicação VoLTE (voice over LTE). Há ainda uma bateria de 420 mAh de capacidade no seu interir que promete 28 horas de autonomia em 4G.
Já com o intuito de poder efetuar chamadas telefónicas temos aqui um microfone e altifalantes incorporados. De igual modo, temos aqui a localização fornecida pelos sistemas GPS, GLONASS, além do BeiDou. Já numa última nota, temos ainda uma versão especial, a ECG Edition cujo nome revela tudo.
Ambos os relógios se colocam como alternativa à Mi Band 4
Com preços e propósitos distintos, os novos relógios vêm completar assim o leque de acessórios inteligentes da Xiaomi. Além disso, se atentarmos na edição especial do Amazfit Smart Watch 2, capaz de colher dados em 60 segundos, temos aqui uma clara colocação frente ao relógio da Apple.
Além deste trunfo, o ECG na edição mais cara do produto, há ainda uma edição especial e limitada. Chama-se Avenger Limited Edition e visa capitalizar com a popularidade do universo cinematográfico da Marvel (MCU). Está limitado a 5 mil unidades e vem com uma caixa em cerâmica e resistência à água até 5 ATM.
Por fim, ao nível dos preços temos valores relativamente competitivos. Assim sendo, a primeira versão do Amazfit Smart Watch 2 custa o equivalente a 145 dólares ou 128 euros. Em seguida, a versão com ECG custa o equivalente a 190 dólares ou 168 euros.
A Avengers Limited Edition custa ceca de 215 dólares ou 190 euros. Todos estes valores são referentes ao mercado natal da Xiaomi, a China, estando já os produtos a ser comercializados nesse país.
O Amazfit Health Watch
Há ainda um novo relógio com aspeto mais quadrado e, em boa verdade, mais fiel ao Apple Watch. Ao mesmo tempo, é um produto similar ao BIP da Xiaomi, agora com um ecrã de 1,28”, a cores. Já ao nível da resolução temos aqui 176 x 176 píxeis, bem como uma bateria de 200 mAh com autonomia para 7 dias.
O seu principal destaque é o sensor ECG, bem como o leitor ótico de frequência cardíaca. Aliás, tal como o seu nome dá a entender, o seu propósito foca-se no acompanhamento da saúde do seu utilizador. Para esse fim, o mais económico dos novos relógios conta com uma panóplia de programas especializados.
Já tal como o Smart Watch 2, a combinação de ambos os sensores pode detetar sinais indicadores de uma arritmia cardíaca, bem como os sinais de uma fibrilação auricular, ou atrial. Em ambos os casos, pode servir de alerta para problemas cardíacos de maior.
Sendo um produto também orientado para a prática desportiva, o Amazfit Health Watch é extremamente leve. Com efeito, o dispositivo pesa apenas 25 gramas (sem a pulseira) e é construído em plástico. Mesmo assim, apresenta uma resistência à água até 3 ATM, contribuindo para a sua durabilidade.
Ao propósito, destacamos ainda a presença de um aro metálico em todo o seu perímetro, em como o ecrã revestido por vidro temperado. A sua pulseira, em silicone, está também adaptada à prática desportiva, estando o produto disponível em três tons de cor principais – preto, castanho e bege.
Por fim, o Amazfit Health Watch custa o equivalente a 100 dólares ou 88 euros, na China e será lançado no mercado no final deste mês.