Muitos questionam a verdadeira utilidade de um smartwatch e muitos preveem que muito em breve estes vão deixar de estar no mercado, apenas porque não são necessários.
A verdade é que o mercado tem respondido de forma muito positiva e, ao contrário do que se esperava, as vendas de smartwatches têm crescido e as ofertas são cada vez mais numerosas e com maiores trunfos.
As marcas ainda procuram encontrar a formula certa para dar ao mercado os dispositivos que os utilizadores pretendem, mas as apostas mais recentes têm mostrado que esta está perto de ser encontrada.
A Apple e muitas outras marcas têm uma posição dominante e vendem cada vez mais, contrariando a ideia de que o fim estaria próximo. A prova disso está nos mais recentes números da IDC, que mostram claramente que este é um mercado em crescimento.
De acordo com esses dados, o mercado nos últimos meses cresceu 10,3% no acumulado ano-a-ano e que, curiosamente, o mercado dos dispositivos mais básicos, (que não correm aplicações de terceiros) decresceu 0,9%.
Top 5 Empresas de dispositivos wearable, Envios, Quota de mercado e crescimento Ano-a-Ano, 2º Trim 2017 (envios em milhões) | |||||
Empresa | 2º Trim 2017 Envios | 2º Trim 2017 Quota de Mercado | 2º Trim 2016 Envios | 2º Trim 2016 Quota de mercado | Mudança no crescimento Ano-a-Ano |
1. Xiaomi | 3,5 | 13,4% | 3,1 | 13,0% | 13,7% |
2. Apple | 3,4 | 13,0% | 2,3 | 9,6% | 49,7% |
3. Fitbit | 3,4 | 12,9% | 5,7 | 24,1% | -40,9% |
4. Garmin | 1,4 | 5,4% | 1,5 | 6,4% | -6,6% |
5. Fossil | 1,0 | 4,0% | 0,3 | 1,4% | 217,9% |
Outros | 13,5 | 51,3% | 10,8 | 45,5% | 24,3% |
Total | 26,3 | 100,0% | 23,8 | 100,0% | 10,3% |
Fonte: IDC Worldwide Quarterly Wearable Device Tracker, 31 de Agosto, 2017 |
O grande foco do crescimento está mesmo nos smartwatches, com um aumento de 60,9%, com a Apple e o seu Apple Watch a liderar esse crescimento. Este dispositivo conseguiu um crescimento impressionante de 49,7%.
Os concorrentes estão também a crescer e as ofertas vão em breve aumentar, com várias propostas a chegar ao mercado. A apresentação dos novos Samsung Gear são a prova de que as marcas estão atentas e que oferecem novos equipamentos.
A própria Google tem trabalhado junto de outras marcas associadas a designers e a casas de moda e por isso as propostas com Android Wear devem crescer novamente.