Os smartwatches estão a tomar conta do mercado dos wearables e a conseguir conquistar o seu público, ainda que de forma mais lenta que o esperado. Mesmo assim são já uma opção para muitos.
Uma das maiores queixas destes equipamentos é mesmo a curta duração da bateria, que na maioria dos casos não ultrapassa um dia. Há pequenas dicas que pode usar para aumentar esta duração e hoje vamos dá-las a conhecer.
A bateria é, sem qualquer dúvida, o ponto fraco num smartwatch de uma forma generalizada. Na maior parte dos casos limita a utilização de um relógio e não deixa os utilizadores estarem mais do que um dia sem os carregarem.
Há, no entanto, pequenos truques que pode usar para conseguir tirar mais do smartwatch e assim fazê-lo durar mais algumas horas.
Diminuir o brilho do ecrã do smartwatch
O ecrã é o que mais consome energia num smartwatch. Sendo o ponto central destes equipamentos, é normal que os utilizadores os queiram bem visíveis e sempre prontos a serem consultados. No entanto, há que ter em conta que uma diminuição do brilho pode ter um impacto grande e fazer a bateria durar mais.
Para reduzirem o brilho do ecrã, devem apenas fazer swipe para baixo no ecrã e depois escolher as Definições. Aí dentro escolhem a opção Ecrã (Tela) e depois Ajustar brilho.
O resto fica por conta de cada utilizador, que deve definir o brilho com que se sinta mais confortável, lembrando-se que quanto menor for o brilho, maior será a duração da bateria.
Usar uma face de relógio escura
Uma das vantagens dos smartwatches é mesmo a possibilidade de termos novas faces de relógio sempre que o entendermos, podendo ter relógios novos todos os dias. Esta facilidade pode ser usada a favor da bateria, escolhendo para face de relógio uma que tenha poucos elementos e que seja o mais escura possível.
Os smartwatches trazem já consigo uma coleção bem grandes de faces de relógio, que podem ser escolhidas pelos utilizadores. Para além disso, a Play Store tem disponível também uma lista quase interminável que pode ser usada.
Podem ainda optar por usar uma app que vos deixa criar a vossa face com base em diversos elementos. Lembrem-se é que devem escolher uma escura.
Não ter o ecrã sempre ligado
Por muito que queiramos ter o relógio sempre ativo, este é um dos maiores erros que podemos cometer no que toca aos consumos de bateria de um smartwatch. É por isso evitável que esta seja a opção para o dia-a-dia.
O Android Wear permite ao utilizador ter o ecrã desligado e ativá-lo sempre que movimentar o pulso, tendo-o sempre pronto, mas sem estar realmente ligado e a consumir bateria ativamente.
Para desligarem o ecrã e terem o relógio com consumos mais baixos, devem aceder às Definições e depois escolher Ecrã (ou Tela).
A opção que procuram é Ecrã sempre ligado (Tela sempre ligada), que devem desativar. Daí para a frente bastará rodar o pulso para que o ecrã se ligue.
Numa emergência, usar o modo de Teatro
Por fim, e mesmo quando a bateria do vosso smartwatch estiver a desligar-se, podem usar uma solução de recurso e que vos garantirá mais algum tempo de bateria.
O Android Wear tem o modo Teatro, que está desenhado para ser usado em situações em que não querem que o ecrã se ligue, quer com movimento quer com notificações. Este será o modo que vão usar numa emergência e que vos garante mais algum tempo de bateria.
Para ativarem o modo Teatro devem fazer swipe para baixo no ecrã principal e depois escolher o ícone com o relógio, que ativa este modo. Para voltarem a ter o ecrã disponível, devem carregar no botão de ligar o smartwatch.
Com estas 4 dicas vão conseguir ter o vosso smartwatch funcional durante muito mais tempo e sempre pronto a dar-vos muito mais do que as horas. Lembrem-se, no entanto, que estas não duram para sempre e precisam de encontrar o ponto de equilíbrio para não terem apenas um relógio no pulso, quando podem ter ali muito mais, com notificações e até o registo de atividade e batimento cardíaco.