A Google tem integrado o seu assistente em todos os seus dispositivos, desde o Android até ao Wear OS. Este ajuda os utilizadores em todos os momentos, mas agora parece ter limitações. Do que está a ser apresentado, o Assistente da Google deixará de funcionar no Wear OS 2 já no final de agosto.
Esta é uma surpresa para muitos utilizadores do Wear OS e dos smartwatches que usam este sistema. O Assistente da Google está disponível e pronto para ser usado, ajudando os utilizadores a todos os momentos nas tarefas necessárias, usando apenas a voz.
Sem que ninguém esperasse, os alertas começaram a chegar aos utilizadores, mas com um pormenor importante. Esta não será uma remoção completa, mas sim limitada a alguns utilizadores. Falamos dos que estiverem ainda a usar o Wear OS 2 nos seus smartwatches.
Google is announcing that Assistant will soon no longer support smartwatches running Wear OS 2. You'll need to upgrade to a newer watch that runs Wear OS 3 (and that supports Google Assistant).
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) August 16, 2023
I just got this notification on my TicWatch Pro 3 - anyone else also get this? pic.twitter.com/NqwddYY2oa
Ainda mais estranho é o momento em que a Google tomou esta decisão. Com os alertas a chegarem, não é indicado quando este assistente deixará de funcionar. A Google, entretanto, já veio a público esclarecer e será no próximo dia 31 de agosto que esta ajuda deixará de estar disponível.
Este parece não ir ser um processo simples e transparente, uma vez que já há quem se queixe de que já não tem acesso ao Assistente da Google. Com a data definida ainda a não estar presente, não se entende como esta funcionalidade já desapareceu do Wear OS 2 em alguns casos.
O Wear OS 2 tem sido um problema para a Google e para os smartwatches que usam este sistema. A gigante das pesquisas tem versões mais recentes lançadas, mas a atualização desta versão para outras mais recentes parece não existir em muitos casos ou está demasiado atrasada.
A perda do assistente da Google nestes relógios é importante. Os smartwatches perdem uma funcionalidade importante e que os ligava ao universo da gigante das pesquisas. As alternativas não existem e a mudança óbvia parece ser um upgrade para um novo modelo e não no software.