Apesar de muitos ainda olharem para os smartwatches com desconfiança e sem entenderem a sua utilização, este é um mercado que está a crescer de forma sustentada, fruto das propostas que as marcas têm colocado no mercado.
O Apple Watch é o campeão de vendas e parece ter já assumido o domínio do mercado. O segundo trimestre deste ano mostra isso mesmo, com a Apple a controlar as vendas, mas seguida de perto da sua concorrência direta.
Os mais recentes números da IDC, referentes ao segundo trimestre de 2018, mostram que o mercado dos smartwatches continua a crescer, se bem que de forma menos acelerada.
A boa prestação da Apple neste mercado
O topo das vendas está entregue ao Apple Watch, que sozinho consegue ter 17% do mercado. Ao todo foram colocados no mercado 4,7 milhões de relógios inteligentes da gigante de Cupertino, representando um crescimento de 38,4% no acumulado do ano.
Atrás da Apple vem a sua concorrente direta neste mercado, a Xiaomi, que reclama para si já 15,1% do mercado, com 4,2 milhões de dispositivos colocados no mercado. Curiosa é a terceira posição da Fitbit, que perdeu mercado. Este é o fruto do menor interesse dos consumidores nos modelos mais básicos e com menos funcionalidades.
Empresa | Envios 2Q18 | Quota 2Q18 Share | Envios 2Q17 | Quota 2Q17 | Crescimento Ano-a-Ano |
1. Apple | 4,7 | 17,0% | 3,4 | 13,0% | 38,4% |
2. Xiaomi | 4,2 | 15,1% | 3,5 | 13,3% | 19,8% |
3. Fitbit | 2,7 | 9,5% | 3,4 | 12,8% | -21,7% |
4. Huawei | 1,8 | 6,5% | 0,8 | 3,1% | 118,1% |
5. Garmin | 1,5 | 5,3% | 1,4 | 5,4% | 4,1% |
Outros | 13,0 | 46,6% | 13,8 | 52,4% | -6,2% |
Total | 27,9 | 100,0% | 26,4 | 100,0% | 5,5% |
A boa prestação da Huawei no mundo dos smartwatches
Num ritmo de crescimento que bate toda a concorrência parece estar a Huawei. Também aqui a marca chinesa está a apostar forte e por isso o seu crescimento anual passou para 118,1%.
A Huawei colocou no mercado 1,9 milhões de relógios inteligentes, conseguindo assim o quarto lugar desta tabela.
No resto da tabela temos a Garmin e os restantes fabricantes, com um comportamento misto. A Garmin cresceu no cumulativo anual, mas os restantes fabricantes acabaram por perder mercado, novamente fruto do menor interesse dos consumidores nos modelos mais básicos e com menos funções.
Ao todo o mercado acabou por crescer 5,5%, principalmente graças ao crescimento da Apple, da Huawei e da Xiaomi. Estas foram as 3 marcas que mais conseguiram evoluir e que assim sustentam o mercado.
Segundo a IDC, a maior parte das vendas da Apple e o seu crescimento deveram-se à procura do modelo LTE e também a descontos que foram feitos nas grandes superfícies. Os modelos recondicionados são também apontados como sendo responsáveis por uma parte importante das vendas.
A poucos dias da apresentação do novo Apple Watch e depois de sabermos que a Huawei vai continuar a apostar neste mercado, será interessante ver o comportamento destas duas empresas, que em breve devem disparar no domínio da tabela de vendas.