Pplware

Apple Watch reafirma o seu domínio no mercado dos smartwatches

Apesar de muitos ainda olharem para os smartwatches com desconfiança e sem entenderem a sua utilização, este é um mercado que está a crescer de forma sustentada, fruto das propostas que as marcas têm colocado no mercado.

O Apple Watch é o campeão de vendas e parece ter já assumido o domínio do mercado. O segundo trimestre deste ano mostra isso mesmo, com a Apple a controlar as vendas, mas seguida de perto da sua concorrência direta.


Os mais recentes números da IDC, referentes ao segundo trimestre de 2018, mostram que o mercado dos smartwatches continua a crescer, se bem que de forma menos acelerada.

A boa prestação da Apple neste mercado

O topo das vendas está entregue ao Apple Watch, que sozinho consegue ter 17% do mercado. Ao todo foram colocados no mercado 4,7 milhões de relógios inteligentes da gigante de Cupertino, representando um crescimento de 38,4% no acumulado do ano.

Atrás da Apple vem a sua concorrente direta neste mercado, a Xiaomi, que reclama para si já 15,1% do mercado, com 4,2 milhões de dispositivos colocados no mercado. Curiosa é a terceira posição da Fitbit, que perdeu mercado. Este é o fruto do menor interesse dos consumidores nos modelos mais básicos e com menos funcionalidades.

Empresa Envios 2Q18 Quota 2Q18 Share Envios 2Q17 Quota 2Q17 Crescimento Ano-a-Ano
1. Apple 4,7 17,0% 3,4 13,0% 38,4%
2. Xiaomi 4,2 15,1% 3,5 13,3% 19,8%
3. Fitbit 2,7 9,5% 3,4 12,8% -21,7%
4. Huawei 1,8 6,5% 0,8 3,1% 118,1%
5. Garmin 1,5 5,3% 1,4 5,4% 4,1%
Outros 13,0 46,6% 13,8 52,4% -6,2%
Total 27,9 100,0% 26,4 100,0% 5,5%

A boa prestação da Huawei no mundo dos smartwatches

Num ritmo de crescimento que bate toda a concorrência parece estar a Huawei. Também aqui a marca chinesa está a apostar forte e por isso o seu crescimento anual passou para 118,1%.

A Huawei colocou no mercado 1,9 milhões de relógios inteligentes, conseguindo assim o quarto lugar desta tabela.

No resto da tabela temos a Garmin e os restantes fabricantes, com um comportamento misto. A Garmin cresceu no cumulativo anual, mas os restantes fabricantes acabaram por perder mercado, novamente fruto do menor interesse dos consumidores nos modelos mais básicos e com menos funções.

Ao todo o mercado acabou por crescer 5,5%, principalmente graças ao crescimento da Apple, da Huawei e da Xiaomi. Estas foram as 3 marcas que mais conseguiram evoluir e que assim sustentam o mercado.

Segundo a IDC,  a maior parte das vendas da Apple e o seu crescimento deveram-se à procura do modelo LTE e também a descontos que foram feitos nas grandes superfícies. Os modelos recondicionados são também apontados como sendo responsáveis por uma parte importante das vendas.

A poucos dias da apresentação do novo Apple Watch e depois de sabermos que a Huawei vai continuar a apostar neste mercado, será interessante ver o comportamento destas duas empresas, que em breve devem disparar no domínio da tabela de vendas.

|Fonte

Exit mobile version