A Xiaomi lançou um smartwatch que nos pareceu bastante interessante, não só pelos seus sensores precisos, e funcionalidades, mas também pelo seu preço acessível, o que promete que este relógio seja um dos melhores modelos custo-benefício no mercado neste momento. Fique com a nossa análise.
Especificações do Xiaomi Watch 2
Desempenho:
- Processador: Qualcomm Snapdragon W5+ Gen 1 4nm
Dimensões e Peso:
- 47.5mm x 45.9mm x 11.8mm
- 36.8g (sem a pulseira)
Ecrã:
- 1.43 AMOLED
- Resolução: 466 x 466px, 326 PPI
- Brilho: 600 nits
Material:
- Alumínio (em preto ou prateado)
Braceletes disponíveis:
- Preto (TPU)
- Branco (TPU)
- Verde pinho (TPU)
- Branco (cabedal)
- Preto (pulseira trançada reciclada)
Sensores:
- Batimento cardíaco
- Acelerómetro
- Gyroscope
- Luz ambiente
- Barómetro
Requisitos do sistema:
- Android 8.0 and above
- GMS version of 21.30.12 and above
Resistência à água:
- Certificação: 5ATM
Conectividade:
- 2.4GHz/5GHz Wi-Fi
- Bluetooth® 5.2
Bateria:
- Carregamento magnético
- Tempo de carregamento de aproximadamente 45 minutos
- 65h de autonomia
- 495 mAh
Na caixa
- Relógio
- Cabo de carregamento
- Guia de Início Rápido, Informação de segurança e Cartão de garantia
Design e Construção
O relógio possui uma moldura em alumínio que pode vir em preto ou prateado. É bastante elegante, fino e leve, podendo até passar por um relógio mais convencional à distância.
Tem 5 opções de braceletes, 3 em TPU (branco, preto e verde pinho), uma preta trançada construída com materiais reciclados e uma branca em cabedal.
Tivemos a sorte de poder testar a última: bastante confortável, não causa alergias e não fica com marcas de suor. No entanto, importa realçar que por ser pele sintética a sua durabilidade não é a melhor, o que fez com que apresentasse algumas marcas de uso com apenas alguns dias de utilização.
O Xiaomi Watch 2 é bastante leve, pesando pouco mais de 36 g sem a bracelete, o que permite a utilização diária sem o cansaço do pulso.
Além disso, conta com uma resistência à água de 5ATM, pelo que pode levá-lo consigo não só para o banho, mas também para umas braçadas debaixo de água.
Ecrã e Interface
O ecrã do Xiaomi Watch 2 funciona bastante bem. É responsivo, fluído e tem um tamanho confortável de usar.
Nos testes, conseguimos ver facilmente o relógio sob luz solar intensa. É possível ativar a opção de ligar o ecrã quando se levanta o pulso. Esta funcionalidade também funciona durante a natação, se quiser ver rapidamente o seu ritmo cardíaco ou a distância percorrida.
Áudio do Xiaomi Watch 2
O Watch 2 tem um microfone e uma coluna integrados no dispositivo. Pode reproduzir música, e utilizá-lo para fazer chamadas e, felizmente, tanto o microfone como a coluna são bastante nítidos.
Software e funcionalidades Mi Fitness
Este dispositivo, tal como a grande maioria dos smartwatch no mercado, é um wearable para atletas amadores. Tem também meteorologia, cronómetro, e mais de 160 atividades desportivas disponíveis – como corrida, sprint, ténis, ténis de mesa, padel, badminton – e muito mais.
Mais do que isso, inclui o sistema operativo Wear OS integrado, o que, na minha opinião, é uma mais-valia, porque faz com que tenhamos o universo Google e todas as suas funcionalidades à distância de um click.
Os sensores incluídos neste relógio permitem medir os batimentos cardíacos, a oxigenação do sangue e até o stress. Isto tudo junta-se na vigília que o dispositivo faz aos seus hábitos noturnos. Através da app “Mi Fitness”, permite não só vigiar a qualidade do sono, mas também descobrir métodos para melhorá-la.
A conectividade é bastante simples, sendo a esperada de um smartwatch nesta faixa de preço. Utiliza apenas bluetooth 5.2 e conexão Wi-Fi através do telemóvel a que está emparelhado. Além disso, com a capacidade de 32 GB, este relógio garante que não terá de fazer escolhas quanto ao número de aplicações que quer instalar.
Quanto tempo dura a bateria?
Este relógio conta com cerca de 65h de uso habitual. No entanto, se for como eu e gostar de utilizar os sensores e as funcionalidades inteligentes deste aparelho sempre que for possível, a autonomia vai ser reduzida para cerca de 24h.
Isto não é de todo algo impedidor na utilização diária deste smartwatch, pois o carregador leva a bateria dos 0% aos 100% em cerca de 15 min.
Veredicto
O Xiaomi Watch 2 é um relógio elegante e bastante funcional. É leve, com uma construção resistente e não só possui várias funcionalidades interessantes, como também o desempenho necessário para suportá-las. Isto faz com que, através do preço a que se encontra, se torne num opção com excelente custo benefício.
No entanto, exatamente para ter um preço algo reduzido, a Xiaomi foi obrigada a não incluir algumas funcionalidades bastante interessantes presentes nos topos de gama do mercado como a capacidade de medir pressão arterial ou a tão útil tecnologia LTE e eSIM, que permite que o smartwatch funcione de forma independente do telemóvel. Se isso não for impedimento para si, talvez este seja o dispositivo.
O Xiaomi Watch 2 encontra-se disponível nas principais lojas por 149,99€