O VLC é provavelmente o leitor multimédia mais usado e conhecido de todos os que usam um computador, um smartphone ou um tablet. Presente na maioria das plataformas e com capacidades únicas, consegue de forma nativa o que muitos outros não conseguem, mesmo com plugins externos.
Mas os criadores do VLC não o querem deixar parar e por isso conseguiram o que há muito era pedido, dar-lhe suporte para o Chromecast da Google.
Todos reconhecem o VLC como um dos players mais capaz e mais versátil que pode ser encontrado. Presente em quase todas as plataformas existentes, desde o desktop até aos dispositivos móveis, consegue agora conquistar mais uma, onde era esperado. O VLC está já com suporte para o Chromecast, mas ainda apenas nas versões de testes deste software.
A facilidade com que os utilizadores do Chromecast se ligam a serviços como o Netflix ou o YouTube poderá em breve ser alargada também ao VLC, bastando aos utilizadores usar esta aplicação para detectar o dispositivo da Google e para ele enviar o streaming dos seus conteúdos.
Tal como acontece com esses outros serviços, o VLC irá transmitir todos os vídeos para a televisão onde o Chromecast estiver ligado.
Esta é ainda uma primeira versão de testes, mas que pode ser já testada por todos, nas diversas plataformas onde as primeiras compilações estão feitas.
Depois de instalada a versão 3.0, ainda disponível apenas como nightly build, basta que procurem no VLC pela opção Render Output, que estará no menu Ferramentas (Tools) e este irá iniciar a pesquisa pelo Chromecast na vossa rede.
Recordem que esta é uma versão de teste, com falhas e erros, e sem qualquer suporte por parte da equipa da VideoLAN. Mostra o que será a versão 3 e, finalmente, a integração com o Chromecast.