Pplware

Vista este gadget… pela sua saúde

Vestir tecnologia é o futuro. Sim, vamos vestir dispositivos que nos vão ajudar a viver melhor, se bem que esse conceito não é de hoje, mas agora estes “gadgets” estão mais íntimos, não só por motivos crónicos, mas como medida profilática. Isto é, temos cada vez mais tecnologia que acautela os desenvolvimentos da nossa vida.

Desde o momento em que acordamos até ao momento em que nos sentamos para trabalhar somos auxiliados por “wearable devices“, dispositivos de vestir, então e depois de nos sentarmos?

UpRight é um dispositivo wearable desenhado para ajudar os utilizadores a perceber qual é a postura perfeita para prevenir todas as dores que uma má ergonomia desencadeia.

Pode passar ainda um pouco despercebido, mas não escapará a esta moda, ou a este estilo de vida. A sua vida irá cada vez mais ter dispositivos que irão controlar tudo o que lhe diz respeito, acredite, as máquinas de vestir tomarão conta das suas dores!

Não é de agora que se trabalha o aspecto da ergonomia, estudos mostram que uma boa postura tem um efeito positivo no desempenho da pessoa, todos nós que trabalhamos muitas horas sentados sabemos quantas vezes temos de parar ou perder a concentração porque as dores musculares assim nos obrigam, além de quem há muitos outros riscos associados, como demos a conhecer no tema “Passa o dia sentado? Conheça alguns riscos que corre!“… Há portanto uma necessidade urgente de ter atenção a este aspecto.

Uma boa postura não só previne as terríveis dores das costas e outras relacionadas, como permite às pessoas ter uma atitude mais positiva e produtiva.

UpRight foi desenhado para ajudar os utilizadores a perceber qual é a postura perfeita e evitar dores musculares. O UpRight, que actualmente está a angariar 200% do pedido de financiamento no Indiegogo, é um pequeno e discreto dispositivo que é colado no fundo das costas do utilizador, recorrendo a um adesivo hipoalergénico e que em poucas semanas treina a pessoa a ter uma postura correcta, quer sentada quer de pé, limpa de “vícios” das rotinas diárias.

O interesse cresce quando percebemos que estes equipamentos começam a ter a “inteligência” de nos estudar. O dispositivo monitoriza constantemente a postura do utilizador e vibra suavemente para alertá-los para que se sentem ou fiquem de pé quando estes começam a se curvar. Gradualmente são corrigidos erros de postura, reforçando a memória muscular das costas e, desta forma, reduzindo as hipóteses de contrair contraturas musculares.

Por trás deste equipamento está um algoritmo avançado que através de um acelerómetro e multi-sensores são processados todos os dados recolhidos da vida do utilizador.

O UpRight pode ser utilizador em qualquer lugar, é discreto, ajuda-o enquanto trabalha ao computador, quando está nas reuniões com os seus clientes até mesmo quando está nos momentos de diversão, quando está na conversa com os amigos, em qualquer lugar.

Os developers desta solução estudaram a adaptação do dispositivo ao utilizador e há um tempo normal de adaptação. Inicialmente o dispositivo deve ser usado apenas 15 minutos por dia, de forma a ir fortalecendo os músculos enfraquecidos pela postura errada de muitos anos, depois duas a três semanas depois podem usar o dispositivo por períodos mais longos. Nesse tempo já a pessoa tem uma postura correcta e mais saudável.

 

UpRight

Exit mobile version