Depois do Essential Phone e do iPhone X surgirem com um recorte no ecrã, na zona onde normalmente é colocado o altifalante para chamadas, a câmara frontal e alguns sensores, muitas outras marcas começaram a copiar a tendência e este MWC 2018 foi prova viva disso, com inúmeras marcas a apresentarem o seu smartphone com “notch”.
Útil e elegante para alguns, completamente desnecessário para outros, são muitas as opiniões contra e a favor desta característica, que até já obrigou a Google a criar um Android adaptado a ele… mas será que na tentativa de aumentar os ecrãs e reduzir as margens está a existir falta de criatividade?
Quando o Essential Phone surgiu com uma câmara a recortar o ecrã, já existiam alguns rumores que indicavam que a Apple estaria a criar algo semelhante para os seus iPhones. Mas mais que colocar uma câmara, a Apple criou um sistema completo de sensores verdadeiramente necessários à nova forma de segurança dos smartphones. Bonito ou não, tem uma utilidade.
Ora, se o smartphone da Apple teve sucesso com esta característica, porque é que outras marcas não terão?
Com base neste pressuposto, foram muitas as marcas, desde a Wiko à Leagoo, com particular destaque para a Asus, com o Zenfone 5, que lançaram as suas apostas e mais estarão para chegar, como é o caso do tão aguardado Huawei P20.
Mas porquê um recorte no ecrã? Será falta de criatividade?
No meio de tanta informação tecnológica, no MWC 2018 deparámo-nos com um smartphone com “cara” de Mickey Mouse: o Bluboo S2.
Este smartphone, com uma moldura relativamente fina em 3 das suas laterais, incluindo a de cima, não inclui câmara frontal, nem acima do ecrã, nem abaixo, nem tão pouco integrada no ecrã com um recorte. Quem quiser tirar selfies com este smartphone terá que recorrer à qualidade da câmara traseira.
A câmara do Bluboo S2 é giratória e permite ao utilizador captar tanto para trás quanto para a frente. O sensor é um Sony de 21 MP com abertura f/1.8. Esta solução permitiu à Bluboo, por um lado, oferecer um smartphone com ecrã maior sem sacrificar o tamanho do equipamento, e, por outro, oferecer melhor qualidade fotográfica no momento de captar uma selfie.
Para aceder a esta câmara, o utilizador apenas terá que, com um dedo, levantar a câmara, que pode ser personalizada com alguns acessórios divertidos que vêm dentro da caixa.
Este modelo ainda não foi lançado oficialmente pela Bluboo, mas deverá estar para breve. Fique atento.