Pplware

Sphero 2.0 – A super bola que o smartphone controla

A robótica é inegavelmente um assunto que estimula a atenção de qualquer um. Então a robótica que vemos nos filmes de ficção aplicada a pequenos objectos do nosso dia a dia ainda é mais surpreendente. Assim é com a Sphero.

Uma bola que, embora para brincar, traz tecnologia de ponta que se controla a partir de um smartphone ou tablet.

Este gadget cheio de tecnologia foi-nos disponibilizado pela Macnifico e é viciante, pois a velocidade desta esfera em campo aberto permite bons momentos de diversão.

A Orbotix, empresa que desenvolveu esta tecnologia, ponderou vários factores e incluiu vários recursos dentro do Sphero. Esta é a segunda versão do equipamento e há um conjunto de novidades.

Sphero 2.0 é uma esfera rápida, colorida e muito tecnológica

 

Construção

A estrutura é robusta, construída em policarbonato e dentro guarda um potente motor com um sistema de baixo centro de gravidade. Além disso, o giroscópio e os seus LEDs brilhantes permitem diversão a alta velocidade. Esta esfera atinge uns impressionantes 5 kms por hora e combina outras modernas tecnologias.

A complexidade técnica inserida dentro da Sphero justificam o preço

O utilizador tem um controlo assertivo. Graças à ligação Bluetooth, o controlo é sempre receptivo e fluido, mesmo a longas distâncias, permitindo-lhe controlar a Sphero a partir do outro lado da sala ou mesmo da rua. Com isso, o utilizador percorre percursos de obstáculos caseiros, ziguezagueia entre pés de mobília ou brinca com o seu animal doméstico. E com um LED multicolorido, pode alterar a cor da Sphero para que se adapte à sua disposição, para jogar no escuro ou criar uma cor de equipa.

 

Realidade Aumentada

Há muitas formas divertidas de usar este “brinquedo”, um gadget que é usado para os momentos de lazer, é para diversão e toda esta tecnologia está direccionada para jogar, para explorar possibilidades que, um dia mais tarde, podem a vir trazer comodidades noutros cenários.

Consola de controlo da Sphero

O conceito é divertido, até Barack Obama gostou, e a tecnologia inclusa abre portas a outras áreas de acção. Como podemos ver nos vários cenários testados com a Sphero, as aplicações são cada vez mais precisas, cada vez mais dedicadas. O software, o Sphero para iOS e Android, permite um nível de aprendizagem progressivo, mostrando que é fácil controlar a esfera.

Os controlos, ou D-pad digital, dão ao utilizador o poder de conduzir a bola como se fosse um carro telecomandado. Se perder o “norte” da condução, solicite à esfera o seu ponto azul, que será aquele que apontado para si permite ter uma condução tal como se de um veículo se tratasse.  

Minigames

Há bastantes Minigames que poderá jogar e podem ser encontrados quer para a plataforma iOS como para a plataforma Android. São muitas as actividades – o universo Sphero traz 25 apps para descobrir o que pode fazer com esta esfera inteligente.

Atenção que a acção da Sphero não se fica por aqui. A Orbotix disponibiliza o Sphero SDK a terceiros para que possam criar valor acrescentado a esta bola tecnológica. Depois dessas empresas terem usado o SDK apareceram jogos como o excelente Golf Sphero, uma app que permite configurar um campo de mini-golfe ao redor da sua casa e quintal, onde o jogador usa o smartphone como se fosse um taco de golfe e o balanço atira a Sphero em direcção ao pino.

Destaques

  Pontos mais positivos

Pontos menos positivos

A Sphero custa 129.99 euros e pode ser adquirida aqui.

 

Em resumo…

Esta é uma esfera tecnológica que nos divertiu bastante. Tanto dentro de portas, como no exterior, podemos ter uns bons momentos de recreio a “conduzir” uma esfera onde nos é servida um tipo de realidade mista, na qual os elementos reais e virtuais se unem de forma homogénea. O nosso animal de estimação vai achar uma piada correr atrás da Sphero, as cores que esta imana são sensacionais, e poderá ser um gadget diferente para oferecer no Natal que aí se aproxima. Fica a sugestão!

Galeria:

 

 

 

 

 

Exit mobile version