As ameaças de segurança tem conquistado espaço em áreas que muitos consideravam impossíveis.São uma realidade cada vez mais real e frequente, que pode afetar qualquer utilizador.
A Samsung surpreendeu agora todos os utilizadores com um novo tweet. Alertou-os para correrem o antivírus com frequência, mas desta vez nas suas Smart TV.
Com cada vez mais consciencialização para a necessidade de segurança, os utilizadores têm focado a sua atenção nos computadores e smartphones. Não era esperado que tivessem também de olhar para outros dispositivos, que são tidos como seguros. O problema é principalmente a real falta de segurança.
Samsung pede para correr o antivírus com frequência
Falamos de televisões, mesmo que inteligentes, que não se esperava terem de ser protegidas. A verdade é que a Samsung apelou agora a este passo, de forma periódica, para as suas televisões. Surgiu na forma de um tweet, que entretanto foi eliminado.
Um tweet que poucos utilizadores entenderam
Não se sabe a razão pela qual esta publicação foi feita, ainda para mais com instruções precisas sobre como correr manualmente o antivírus nas Smart TV da marca coreana. Do que podia ser lido no tweet, a Samsung reforçava este ponto nas suas TVs QLED.
A acompanhar a publicação que fomentava a pesquisa periódica de vírus e para explicar de forma clara o que fazer, era apresentado um vídeo. Este mostrava passo a passo como executar a verificação de segurança nestas Smart TV Samsung. Por enquanto ainda está no YouTube, mas provavelmente por poucas horas.
Não é estranho ter de correr o antivírus nestas Smart TV
Claro que depois desta publicação, a Internet rapidamente reagiu. A maioria dos utilizadores questionava a razão pela qual a Samsung não fazia estas verificações automaticamente. Sendo um sistema operativo, seria simples à marca ter estes automatismos.
Não é descabida esta questão. Não são raros os casos de problemas de segurança estes equipamentos inteligentes, inclusive na própria Samsung. A (falsa) sensação de segurança que estes equipamentos oferecem retiram sobretudo as preocupações dos utilizadores.