A reparação gratuita de dispositivos requer uma análise técnica para perceber se a origem do problema é abrangido ou não pela garantia. Muitas vezes é alegada a má utilização do dispositivo para não atribuir a garantia, contudo, essa alegação poderá ser vaga em termos de provas.
A Samsung para tentar dar a volta a esse problema tem nos seus Galaxy Z Flip3 uma forma de registar quedas para que não sejam atribuídas falsas garantias.
Se por um lado já muitos de nós recebemos avaliações aos problemas dos smartphones que comprometeram a usabilidade da garantia, a verdade é que também acontece a situação inversa. Apesar de haver uma utilização indevida dos equipamentos, a garantia é acionada.
Acelerómetro dá uma ajuda à Samsung no registo de quedas
A Samsung, para controlar estas situações e para minimizar as garantias falsas, está a implementar nos seus equipamentos tecnologia que permite recolher informação adicional nas avaliações a estragos por parte dos técnicos de reparação.
O novo Galaxy Z Flip3 vem com um sistema de deteção de quedas que regista automaticamente essa informação, que, posteriormente, pode ser consultada quando um cliente reclama a garantia. Este sistema de registo, recorre a dados recolhidos pelos sensores integrados no smartphone, nomeadamente o acelerómetro.
Garantias comprometidas
Este sistema agora revelado permite detetar quedas superiores a 1 metro. Caso existam registos de quedas que possam ser associados ao problema do smartphone, a empresa pode recusar-se a repará-lo sob garantia.
Há já alguns utilizadores que reportam a forma como a Samsung está a recorrer a esta informação e existem casos onde, apesar de ter sido registadas 3 quedas, o ecrã rachado junto à dobradiça do smartphone foi reparado na mesma.
To add, this is just my warning against a possible claim that Samsung may make.
There is one case of a customer a month ago who had his folding glass cracked along the hinge while not using, but after 3 times of free fall.
The latest free fall was 10 hours before the crack. https://t.co/4dDJTuwbI7— Tron ❂ (@FrontTron) October 5, 2021
Relativamente a outros dispositivos da marca, não há informações que levem a crer que também tenham a mesma tecnologia de registo. O melhor mesmo é estimar o seu smartphone de topo para evitar estes constrangimentos.