O ano de 2014 terminou com a promessa da Samsung que este novo ano seria de mudança. E as mudanças já começaram a acontecer.
Apesar de já se contarem novos smartphones Samsung com Android em 2015, que seguem a mesma tendência dos últimos lançados em 2014, nomeadamente o Galaxy Apha e o Note 4, agora é finalmente apresentado o primeiro Samsung com sistema operativo Tizen, o Samsung Z1.
O Samsung Z1 é verdadeiramente o primeiro smartphone Tizen. Apesar de em Junho de 2014, a empresa ter anunciado o Samsung Z, que prometia marcar o início da independência da marca sobre o Android da Google, a verdade é que este smartphone nunca saiu para o mercado.
As razões para que tal tenha acontecido não são claras, mas possivelmente o sistema operativo ainda não estava em condições de ser apresentado ao público.
Agora, 6 meses depois, é finalmente lançado para o mercado indiano o primeiro Samsung Tizen. O Samsung Z1 apresenta-se como um smartphone de entrada de gama dedicado ao entretenimento, com uma interface simples e intuitiva para qualquer utilizador.
Em termos de especificações, este smartphone, com a versão 2.3 do Tizen, tem um ecrã de 4″ WVGA (480 x 800 píxeis), conta com um processador Dual Core a 1.2GHz, tem 4GB de armazenamento interno (expansível através de micro SD até 64GB) e apenas 768MB de memória RAM.
Vem equipado com duas câmaras, a frontal VGA e a traseira de 3.1MP, permite conectividade através de Wi-Fi e Bluetooth 4.1 e o único sensor de que dispõe é o acelerómetro.
Em termos de dimensões, estamos perante um pequeno smartphone de 120,4 x 63,2 x 9,7 mm de volume e 112g de peso.
O preço deste Samsung Z1 pode dizer-se que é um preço justo, face às especificações apresentadas e tendo em conta a marca que tem cravada: será de 5700 rupees (a moeda da Índia), ou seja, cerca de 90 dólares.
Tal como já foi referido, este equipamento encontrar-se-á apenas disponível na Índia e, tal como muitos outros dispositivos da Samsung, é provável que não chegue ao mercado europeu, ou a qualquer outro. Mas com alguma certeza é possível afirmar que este é apenas o primeiro Tizen de 2015 e que ainda este ano vamos poder ter nas mãos um Samsung Tizen.