A segurança dos sensores de impressões digitais é encarada como fiável no segmento dos smartphones. Além do desbloqueio do smartphone, servem, por exemplo, como confirmação para pagamentos. No entanto, a Samsung foi assombrada estes dias pela notícia de uma falha de segurança grave associada aos sensores embutidos no ecrã dos seus Galaxy S10.
Além de deixar claro que existem mais modelos afetados pelo problema, deixou alguns conselhos aos utilizadores destes smartphones para se manterem seguros até que surja uma atualização de correção do problema.
Sensor de impressões digitais ultrassónico que equipa os smartphones Samsung
Os sensores de impressões digitais ultrassónicos, consistem, resumidamente, num transmissor e recetor que irá criar uma imagem de ultrassom tridimensional da impressão digital. Assim, irá permitir adquirir muito mais informação do que nos sensores clássicos.
Este é considerado um sistema mais seguro, uma vez que não se limita à informação da primeira camada de pele. A natureza 3D desta técnica de captura torna-a numa alternativa ainda mais segura relativamente aos sensores capacitivos.
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No caso dos Galaxy S10 e restantes modelos do mesmo segmento, o sensor de impressões digitais ultrassónico está colocado no ecrã e é aqui que parece estar o problema.
O problema
Segundo a Samsung, o problema está confirmado. Uma simples e barata capa de proteção de silicone é suficiente para desbloquear o Galaxy S10 através da impressão digital de qualquer pessoa.
Esta falha de segurança, afeta este modelo, bem como os novos Note 10 e Note 10+, e os restantes Galaxy S10: S10+ e S10 5G.
Assim, para evitar que outros utilizadores sejam afetados e para que mantenham os seus smartphones e informações pessoais em segurança, a Samsung recomenda que os utilizadores comecem por evitar estas capas.
Além disso, sugere que todas as impressões digitais dos smartphones sejam removidas e registadas novas, já sem as capas.
Entretanto, a Samsung refere quem ainda esta semana deverá surgir uma atualização de segurança que irá corrigir este problema. Depois disso, a utilização destas capas de silicone deverão poder voltar a ser utilizadas.
Após esta atualização, a marca recomenda que as impressões digitais sejam registadas novamente, respeitando as sugestões de registo deixadas durante o processo.
Leia aqui a declaração da Samsung sobre o problema.