A extinção da linha Note da Samsung há muito que é anunciada, mas, ano após ano, têm sido anunciados os novos modelos, sem que a empresa refira alguma vez que será o último. Esta é a mais produtiva linha de smartphones do mercado, graças à sua S Pen que eleva a sua utilização. No entanto, este poderá mesmo ser o ano de viragem e a linha Fan Edition, com o Galaxy S21 FE, poderá ser decisiva.
Há notícias recentes que apontam o Samsung Galaxy S21 FE como o “sucessor” do Galaxy Note 20… Mas como será isto possível?
A linha Fan Edition da Samsung colocou no ano passado o topo de gama da empresa a um preço mais baixo, garantindo o desempenho de topo. Na verdade, manteve o processador, a câmara principal e muitas outras especificações de hardware do S20, numa estrutura em plástico, com ecrã ligeiramente inferior, para conseguir ter uma proposta mais acessível.
Sobre o Samsung Galaxy S21 FE já existem vários rumores que apontam para a mesma linha de produção. Ou seja, a empresa vai pegar no hardware do S21 e adaptá-lo a uma versão mais barata, mas igualmente poderosa. Recentemente, um teste de benchmark da Geekbench revelou, por exemplo, o seu processador, o Snapdragon 888, e ainda que virá com Android 11 e 6 GB de RAM.
Mas então o que tem o S21 FE a ver com o fim da linha Note?
O leaker Evan Blass partilhou um tweet com uma imagem um pouco estranha onde, aparentemente coloca em 2021 vários modelos de smartphones, posicionando o S21 FE como um seguimento da linha Note20 e não como um seguimento da própria linha S20 FE.
Associada à imagem está também a frase que indica que a Samsung está a posicionar o S21 FE como uma continuação do Note do ano passado.
Samsung is positioning the S21 FE as the followup to last year's Note… pic.twitter.com/5raIdMqHt3
— Evan Blass (@evleaks) June 3, 2021
Esta afirmação não deixa de ser estranha, considerando os rumores já existentes. Contudo, poderá apenas querer dizer que, em vez do Galaxy Note20, o próximo grande evento de hardware da Samsung, contará apenas com os modelos dobráveis e com o tal Fan Edition.
Há que referir que, pela primeira vez, o Galaxy Z Fold será compatível com a S Pen. Sob esta nova informação, poderá também o S21 FE ser compatível com a caneta, tal como é o Galaxy S21 Ultra. No entanto, a confirmar-se, a ideia de um smartphone de topo mais acessível poderá ir por água a baixo.
Uma vez mais, vemos a Internet a anunciar o fim da linha Galaxy Note da Samsung. Ano após ano esta tem sido uma premonição falhada, com a Samsung a dar continuidade aos smartphones mais produtivos do mercado.
O evento de apresentação dos novos smartphones deverá ocorrer a 19 de agosto, ainda que esta não seja uma data confirmada oficialmente.