Pplware

Samsung Galaxy Gear o que vimos e… não vimos!

Depois de um rodopio de emoções, quando se descortinou que a Apple poderia lançar um iWatch, muitas marcas lançaram-se à conquista do seu quinhão de mercado, ainda sem nada que se soubesse qual seria a tendência para esse segmento. Isto porque relógios “inteligentes” já há imensos e o conceito já existe  há muito tempo. A Apple não veio, dentro do gênero, desvendar nada de novo.

No entanto, a Samsung lançou-se de imediato numa desenfreada corrida conta o tempo, com o objectivo de  lançar na IFA2013, o seu relógio inteligente e assim ganhar terreno a Apple.

O Pplware esteve presente na IFA 2013 e testou o potencial do Gear…e realmente há ali pano para mangas mas… o tecido não é o que se pensava ser!

A Sony e outras marcas menos badaladas nesta área( como a Nissan) há algum tempo que têm a sua oferta para o segmento dos smartwatchs. Mas, a Samsung lançou o seu dispositivo que interage de forma “íntima” com o sistema Android que está presente no smartphones Galaxy S3, Galaxy S4, Note 2, Note 3 e Galaxy Note 10.1 (versão de 2014 que ainda será lançada), mais nada!

O Galaxy Gear terá 6 cores disponíveis

A apresentação do Galaxy Gear decorreu na IFA 2013, na passada semana, e pelo fantástico espetáculo ficou a ideia que o relógio tem tudo para ser um sucesso. Mas será mesmo assim?

Passamos então para o plano técnico. O Samsung Galaxy Gear tem um ecrã AMOLED de 1,63 polegadas com uma resolução de 320x320px e está equipado com a versão 4.3 do Android. Tem um processador de 800MHz, de apenas um núcleo, 512MB de RAM e 4GB de armazenamento.

Aspecto do Samsung Galaxy Gear modelo negro

Está equipado com Bluetooth 4.0, acelerómetro, giroscópio, uma coluna de som e uma bateria de 315 mAh, que permitirá um dia de utilização.

Tirando a estrutura de segurança, vemos que é um corpo fino e elegante

Tem também uma câmara de 1.9 megapixeis, com focagem automática, que permite fotografias de baixa resolução e vídeos de 10 segundos, de 720p. O curioso desta câmara é que está incorporada na bracelete do relógio. Isto permite que possamos tirar imagens ou filmar sem que ninguém perceba, e fazer delas o que entendermos…a verdade é que devido à posição da camara, não dá muito jeito fotografar ou filmar.

Mas, segundo a apresentação feita pela Samsung, esta câmara servirá para tirar pequenas notas em vídeo. Nunca entrar na privacidade de terceiros, claro!

Outro ponto positivo que foi apontado ao Gear é a presença do S Voice, que permitirá que o relógio seja controlado por voz, evitando termos de estar a tocar no ecrã. Podem atender ou fazer chamadas , alterar a música que estão a ou outras funções associadas um telefone. Esta é apenas uma das 70 aplicações que vão estar instaladas no Gear.

Sistema de fecho da bracelete, um pouco “fora de moda”

No campo prático, o Samsung Galaxy Gear é um produto que nos pareceu feito muito à pressa e ainda com bugs. É pouco atraente como relógio, traz pouca inovação em termos estéticos e falta “sex-appeal”. As 6 cores formam uma paleta de oferta multifacetada, desde o mais formal ao desportivo mas é apenas o plástico da bracelete que faz a diferença, o resto é muito “old style”.

Como estilo clássico, o Gear é uma aposta ganha

O conceito de ser um complemento ao smartphone é interessante. Este liberta o utilizador de tirar o smartphone do bolso, contudo o falar para o “fecho” da bracelete deixa o utilizador, num espaço público, com “ar esquisito”. Já os aviso e a função de bloqueio do smartphone, ao afastarmos o relógio mais de um metro e meio… é bem pensado e terá excelente aceitação.

Também está muito bem pensada a função de SOS. Programando alguns números de ajuda, caso estejamos “à rasca” basta clicar no botão e o smartphone fará uma chamada de pedido de ajuda instantaneamente.

Combinação perfeita: Gear e Note 3 com o pplware de fundo

O aço escovado e o vidro fazem lembrar outros “campeonatos” mas mesmo assim… há ainda muito a crescer neste campo. Seja como for, para quem precisa de um relógio destes que complemente a sua actividade… força, mas lembre-se que fica praticamente inutilizado se não o emparelhar com os smartphones referidos em cima. Sozinho é… um relógio… apenas!

Este dispositivo irá estar disponível no mercado no final deste mês, mas ainda não há informações quanto ao preço.

Conclusão…

A opinião é unânime..O equipamento está bem conseguido, principalmente pela sinergia criada com os smartphones Samsung disponíveis. É para o dia a dia uma mais valia porque evita retirar o smartphone do bolso muitas vezes. As pequenas notificações, as horas, alarmes e informações sintetizada está toda lá, contudo, há uma falta, na nossa opinião, de modernismo, de inovação, de imagem conceptual que se espera neste segmento. O que existe, antes do Gear é melhor já, é mais abrangente e ter net via smartphone, reprodução de conteúdos multimédia, câmara de video e de fotografia e algumas apps… isso não é inovação, é actualizar e mesmo assim… faltou serem mais audazes e correr outros riscos.

Do que apresentamos, qual a vossa opinião sobre o Samsung Galaxy Gear?

Por fim, deixamos apenas uma imagem de J.K Shin, um dos três CEO’s da Samsung, com qual tivemos o prazer de trocar uma palavras.

J.K Shin, CEO da Samsung

 

Exit mobile version