Pplware

Sabe quanto custa à Samsung fabricar o Galaxy S8?

Antes de qualquer conta que se possa fazer em termos de fabrico, apenas referir que o Samsung Galaxy S8, de 64GB, em Portugal custa a módica quantia de 800 euros.

Segundo a IHS Markit, o novo Samsung Galaxy S8 equipado com 64GB (memória flash NAND) fica mais caro de fabricar comparativamente ao seu antecessor. Sabe quanto custa à Samsung fabricar o novo Galaxy S8?


Quando falamos nos nossos Galaxy S8 e Galaxy S8+, estamos a falar em dispositivos topo de gama com as mais recentes tecnologias em muitos dos seus componentes. Se em Portugal o S8 custa cerca de 800 euros e o S8 Plus cerca de 900 euros, também espelha o nível onde a Samsung quer posicionar estes equipamentos, mas não só!

O nosso mercado, devido aos impostos, poderá castigar o consumidor mas, mesmo assim, o valor do equipamento num mercado mais brando, no que toca a impostos, como é o mercado dos Estados Unidos, este smartphone também é caro e, o exemplo que foi dado, o Galaxy S8, custa no país de Donald Trump cerca de 720 dólares.

 

Mas quanto custa, afinal, fabricar o Galaxy S8?

O site Business Wire citou o IHS Markit que decidiu fazer as contas aos componentes que fazem parte do novo topo de gama da empresa sul-coreana. O modelo com 64GB de armazenamento custa, exatamente, 301,60 dólares para ser fabricado. Esse custo sobe para os 307,50 dólares quando adicionado o valor da mão de obra e os processos seguintes até chegar ao embarque.

De facto, é um valor elevado, isto porque se o Galaxy S7 tinha um preço em Portugal de cerca de 700 euros, a verdade é que o novo é mais caro 100 euros. À data, o Galaxy S7 custou à Samsung 264,16 dólares a fabricar. Se fizermos as contas, há um aumento de custo bruto de cerca de 44 dólares. Já no caso do Galaxy S7 edge, o preço de fabrico deste saiu mais caro e a diferença já diminui para apenas 36,29 dólares.

 

Mas por que razão o S8 é mais caro que o S7?

O site não pormenoriza, não detalha os componentes nem o seu preço, contudo dá alguns exemplos que poderão “justificar” esse aumento de preço. Um dos componentes citados são as memórias flash NAND e DRAM. Estas combinadas custam à Samsung 41,50 dólares. No caso das novas baterias e, provavelmente, a Samsung mesmo investindo em algo mais seguro, cada unidade de 3.000 mAh custa 4,50 dólares, mas estas têm a mesma capacidade das apresentadas no Galaxy S7 (poderão é não ser do mesmo tipo).

Além do que é referido, sabemos que o novo ecrã quebra algumas barreiras que no caso do Galaxy S7 não foram tão acentuadas, e isso poderá ser igualmente um ponto de incremento do preço. Também o novo software e serviços, como a Bixby, deverá pesar nas contas, outra grande diferença que no modelo anterior não pesou.

Embora o Galaxy S8 e S8 Plus tragam novos recursos e os componentes mais recentes, a câmara traseira continua a ser só uma, essencialmente o mesmo módulo da câmara encontrado no Galaxy S7 no ano passado. O iPhone 7 da Apple, o recém-lançado LG G6 e muitos OEMs chineses estão há algum tempo a promover câmaras duplas como um recurso-chave.

Devido à colocação assimétrica do sensor traseiro de impressão digital, teria sido provável que o projeto da câmara dupla fosse gorado no último minuto no ciclo do projeto. Portanto… a câmara não terá sido também o motivo do aumento do preço de custo.

 

Lucros, impostos e despesas

O utilizador olha para o preço de fabrico, 307 dólares, e olha para o valor de venda, 720 dólares, e questiona então a razão para que o preço de venda seja mais do dobro. Será tudo lucro?

Claro que não! Estes 413 dólares, aproximadamente, de diferença ainda deverá pagar a investigação e desenvolvimento, o marketing, a logística e, óbvio, uma parte será o lucro da empresa. Todos os custos associados desde que o dispositivo é embalado e colocado no contentor para ser exportado estão ao cargo da empresa e são pagos com a diferença. Depois, quando vai comprar, ainda há que ter em conta os impostos para os cofres do Estado e a margem de lucro das várias empresas envolvidas na venda ao consumidor final.

Depois de saber estas informações, qual seria, para si, o preço justo do Samsung Galaxy S8? Leia também:

Exit mobile version