O desporto, aliado ao bem-estar, deveria ser uma prioridade de todos. É verdade que nos últimos anos a “moda” do desporto cresceu muito por culpa das redes sociais e também dos gadgets que nos permitem monitorizar as nossas atividades desportivas.
No entanto, será que devemos confiar nas pulseiras e relógios de desporto inteligentes? Há um estudo que diz que, na maioria, não!
Se confia verdadeiramente na sua pulseira (smartband) ou relógio de desporto é melhor ficar a par do estudo que apresentamos hoje. O estudo foi publicado pela empresa “Which” que testou 118 pulseiras/relógios de desporto numa maratona (42,195 metros).
De acordo com a BBC, que deu a conhecer o estudo, os resultados do Garmin Vivosmart 4 foram uma desgraça! Segundo o que foi revelado, incrivelmente em 42 km o atleta correu 59,55 km (uma diferença de 17,55 quilómetros que a marca justifica com a falta de GPS no relógio).
Os relógios da gigante Apple apresentaram resultados diferentes! O Apple Watch (serie 1) foi o mais preciso, com uma margem de erro de 1%. O Apple Watch serie 3 apresentou uma margem de erro de 13% – indicando que o corredor havia completado a distância da maratona após 36,69 km (22,8 milhas).
Além do Garmin Vivosmart 4 há outras pulseiras e relógios que, segundo o estudo, que não são muito fiáveis. Alguns resultados no registo de uma maratona:
- Samsung Gear S2 – 58,26 km
- Xiaomi Amazfit Bip – 54,72 km
- Huawei Watch 2 Sport – 30,42 km
A tabela seguinte apresenta alguns resultados dos relógios, destacando a % de imprecisão.
De acordo com uma fonte da Huawei, citada pela BBC, “as variações individuais de cada corredor” podem afetar os resultados. Por exemplo, o algoritmo do Huawei Watch 2 Sport calcula o comprimento da passada do utilizador a partir dos dados do sensor de aceleração em diferentes velocidades.