Pplware

Qualcomm apresenta o novo processador Snapdragon 855 Plus

A norte-americana Qualcomm acaba de romper com o ciclo anual de renovações. Acaba de ser apresentado um novo SoC topo de gama, concebido para os fãs de smartphones Android que primem pelo poder bruto. Assim, nasceu o novo processador Snapdragon 855 Plus (SD855+).

Prometendo mais performance para os utilizadores mais exigentes, venha conhecer as novidades!


Foi uma total surpresa, sem que nada nos fizesse prever tal apresentação. No entanto, a fabricante norte-americana quebra o molde e dá-nos agora uma versão mais poderosa do seu processador topo de gama. Entretanto, espera que os smartphones Android adotem este novo SoC e respetivas valências.

Chegou o novo processador Snapdragon 855 Plus

Partindo do já bem conhecido processador Snapdragon 855 temos algumas melhorias e otimizações dignas de nota. Mais concretamente, a utilização de 8 núcleos Kryo 485 com velocidades de clock máximas de 2,96 Ghz. Por sua vez, a velocidade máxima no SD855 é de 2,84 Ghz.

Além disso, a gráfica Adreno 640 promete agora uma melhoria de 15% no desempenho. Estamos, portanto, a contemplar melhorias pouco expressivas, mas que podem ajudar a estimular o mercado de smartphones Android. Isto é, não deixa de ser um aumento passível de promoção pelas fabricantes.

Com efeito, a empresa espera que este novo processador seja particularmente procurado pelas fabricantes de smartphones Android focados nos jogos. Entretanto, a ASUS já confirmou que utilizará o novo SoC numa nova versão do seu smartphone dedicado ao gaming, o ROG Phone.

A Qualcomm indica o novo processador para os smartphones Gaming

Para o vice-presidente de gestão de produto na Qualcomm, o “Snapdragon 855 Plus vai elevar a barra para os jogadores de elite com as suas melhorias no CPU e GPU“. Por outras palavras, vemos que o público alvo do novo SoC já está claramente definido pela empresa norte-americana.

Para este público, as melhorias gráficas serão significativas, mais do que os números do CPU propriamente dito. Ao mesmo tempo, trará melhorias no desempenho em ambientes de realidade aumentada (RA), bem como em ambientes de realidade virtual (RV) e para a Inteligência Artificial.

 

 

Infelizmente, o novo processador não está preparado para o padrão de redes 5G, ficando-se pelo 4G LTE. Para tal, os dispositivos que queiram cobrir ambas as áreas terão que utilizar o modem X50, também ele fabricado pela Qualcomm. Algo que terá um impacto negativo na autonomia de bateria.

Quando chega o novo Snapdragon 855 Plus?

A Qualcomm afirma que o processador chegará durante a segunda metade de 2019. A partir dessa data, a produção será o suficiente para que as fabricantes de smartphones o possam começar a utilizar nos seus produtos. Portanto, não é de todo descabido vermos este SoC nas lojas ainda em 2019.

Em suma, temos aqui pequenas melhorias face ao SD855 lançado em dezembro de 2018. No entanto, pode ser o suficiente para estimular algumas fabricantes, sobretudo para os lançamentos previstos para o final do ano. Até lá, já temos a confirmação da ASUS com o ROG Phone II.

O substituto propriamente dito para os Snapdragon 855 só deverá ser lançado em dezembro de 2019. A partir daí, teremos que esperar pelos smartphones de 2020 para conhecer as suas aplicações práticas.

Leia mais…

 

Exit mobile version