Os equipamentos com Windows 8 estão a chegar ao mercado e a trazer nova vida à plataforma Windows. O inovador sistema operativo da Microsoft quer encontrar o seu espaço dentro do mundo mobile, isso é um facto e uma necessidade, diria que é uma questão de sobrevivência.
Embora as actuais exigências do mercado tecnológico pressionem os grandes players a fundirem serviços para criar o seu próprio ecossistema, a Microsoft é uma das gigantes que ainda não consegue e tem de recorrer aos seus parceiros, fornecedores de hardware, para lançar no mercado os seus produtos.
A Samsung aparece neste meio como um importante parceiro e popularizado no segmento mobile, onde tanto nos tablets como nos smartphones tem dado cartas e pode garantir à Microsoft um estatuto de qualidade no hardware que levará o seu Windows 8 ao mercado de consumo.
Assim, a Microsoft fez-nos chegar às mãos um tablet Samsung equipado com Windows 8, um belo Slate da Samsung da Série 7. Será que, numa primeira abordagem, nos conseguiu cativar?
O Ano está a terminar, e sem as 12 passas estarem comidas não podíamos deixar de vos mostrar algumas características deste tablet. Um equipamento que originalmente vem com o Windows 7 mas que tem sido reconvertido para sair com o Windows 8.
O Windows 8
Este sistema operativo traz algumas novidades quanto à forma de lidar com tablets equipados com o Windows 7. O conceito do Windows 8 é outro, é como se a Microsoft dissesse “esqueçam o que durante décadas interiorizaram”, a lei agora é adaptar a nossa necessidade ao que este novo Windows 8 oferece e não há volta a dar. Mesmo que digam que lá por baixo continua o “velho e bom Windows”, a verdade é que os mosaicos e a Charms Bar transformaram o ambiente de trabalho numa espécie de webpage animada e divertida, e isso é bom?
Bom, não deixou de estar todo o potencial lá dentro, mas agora que o Windows 7 estava tão estável, seguro e tão “perfeito” para quê virar o tabuleiro de pernas para o ar?
Eu gosto do Windows 8, acho-o interessante, mesmo que já tenha “gasto” muito tempo a perceber como tudo pode ser agora mais funcional (sim sou da velha guarda e o conceito da criança a dizer onde está o básico não chega). Mas tive aquela sensação de que primeiro estranha-se e depois entranha-se. Sobre este tema, havia muito a dizer mas…. não temos tempo!
Samsung Series 7 Slate
O tablet é interessante. Não o considero uma preciosidade, até porque, quem me conhece sabe que sou um aficionado por outro segmento, embora tenha décadas de Windows, sou do tempo das disquetes de 5″1/4 e cresci com todos os Windows que todos vocês conhecem, mas de tablets tenho a minha preferência e conheço todos os que estão no topo, este não é de topo. Mas é bom.
Desempenho
Este equipamento que nos chegou vem equipado com o Windows 8, um processador Intel Core i5 2467M, ecrã 11.6″ LED HD (400nit), 4GB de RAM, disco SSD de 64GB e câmara traseira de 2 megapíxeis. O peso, chega às 860 grama.
É pesado para tablet, o que não é confortável, por exemplo, para um comercial o utilizar no dia-a-dia, mas é super dinâmico e flexível para trabalhos colaborativos. O seu ecrã LED de 11.6″ HD, como resolução 1366×768 píxeis, permite ter nas mãos um equipamento muito interessante. O ecrã é construído com os famosos materiais Gorilla Glass & Wacom Digitizer. Um aspecto que peca pela falta de qualidade é a câmara fotográfica.
O que chama logo à atenção e que encanta qualquer utilizador de Windows é o boot, o arranque deste Windows, isto porque o tablet permite que em menos de 10 segundos o Windows esteja pronto a trabalhar.
Características:
Sistema Operativo
- Windows 8 Enterprise 64bits
Design
- Dimensões: (L x A x P): 296 x 184 x 12.9 ~ 12.9mm
- Peso: 0.86kg
Processador
- Intel® Core™ i5 Processador 2467M (1.60 GHz, 3 MB L3 Cache)
Memoria
- 4GB (DDR3)
Ecrã
- 11.6″ HD LED (1366 x 768), com Gorilla Glass & Wacom Digitizer
Disco
- 64GB (SSD)
Conectividade
- Intel Centrino Advanced-N 6230, 2×2 802.11 abg/n
- Bluetooth 3.0
Portas
- I/O Port
- Micro HDMI
- Headphone-out/Mic Combo
- Internal Mic
- 1 x USB 2.0
- Micro SD
- Wireless Bluetooth Keyboard(Aluminum, 81Key)
- Slate PC Dock Cradle(LAN, HDMI, 1x USB2.0, Headphone Jack, DC-in)
- DC-In (Power Port)
- 5520mAh – Autonomia anunciada de 6.1 horas
Em resumo…
O equipamento, em conjunto com a doca (que permite ligação HDMI, RJ45, Jack 3.5mm e Power), o teclado e um rato, assim como com a Digital Pen Stylet – muito útil para corrermos nas aplicações desenhadas para versões do Windows anteriores ao Windows 8, que com o dedo não funcionam bem – é um tablet que tem muita utilidade.
Quando utilizamos este tablet com aplicações não desenhadas para o Windows 8, vamos ter situações caricatas, como por exemplo o teclado que salta para cima das aplicações, quando é chamado numa caixa de texto e este cobre a aplicação quase na totalidade (impossibilitando a escrita na caixa de texto). Lá está, o modo “portátil” deste tablet funcionará num futuro quando as aplicações forem desenhadas para o Windows 8, para o estilo mosaico, para tudo isto ser compatível.
No que toca à autonomia, embora não fizesse qualquer teste rigoroso, para conferir as 6 horas que o fabricante anuncia para esta máquina, pelo menos 4 horas com ligação permanente WiFi permite, mas daí em diante se usarmos sem a ligação WiFi, é bem possível que pelo menos 5 horas consigamos, mas… é sempre muito vago, depende da utilização que lhe dermos e do que estivermos a correr sobre o Windows!
Claro que se usarmos o rato tradicional, o teclado tradicional, tudo se torna mais simples, até porque as novas tecnologias implícitas neste Windows são muito superiores ao Windows 7, experimentem por exemplo pesquisar algo no lupa existente na Charms bar, agora é tudo fluido, simples e ali, centralizado, tal como gabavam noutros SOs.
Mas há mais, muito mais. Podem tirar proveito da facilidade de utilização dos serviços Microsoft. Se utilizarem um ID Microsoft, e centralizarem isso no vosso perfil do Windows 8, tudo se torna simples de gerir, desde a vossa personal cloud à vossa conta de Messenger, agora integrada no Skype. Enfim, estão a perguntar pelo preço, é isso?
Afinal quanto custa este equipamento equipado com o Windows 8? Nos Estados Unidos esta unidade custa 1600 dólares, portanto, por cá… é fazer as contas!