Pplware

Pela sua saúde, monitorize a tensão arterial com o smartphone

Hoje vivemos a correr, corremos para viver e muitas vezes nem damos conta dos sinais que o nosso corpo nos vai dando. O stress e a “tensão” resultante fazem parte das perturbações físicas e psicológicas que prejudicam ou entravam a nossa tranquilidade.

O stress é parte integrante da vida e não representa algo negativo em si mesmo: a ansiedade que provoca pode até ser saudável, já que impele muitas situações a avançarem e a resolverem-se. Mas o problema são os excessos. Então a maior dificuldade que temos no nosso modo de viver é conseguir medir e avaliar o grau de stress. Um importante dado é a nossa Tensão Arterial, que muitas das vezes descoramos. Por isso hoje é esse o nosso foco. Usar dispositivos que nos permitam monitorizar a tensão arterial no smartphone.


Hoje vivemos a uma velocidade incrível, quase que estamos permanentemente ligados ao mundo, à Internet, ao chat, às redes sociais e…. muitas vezes ao trabalho. Vivemos de forma diferente de há uns 20 ou 30 anos e isso deixa marcas na nossa saúde.

Como cada vez mais somos dependentes dos gadgets, seja do computador, do smartphone, do smartwatch, da smartTV, de um vasto leque de coisas que fazem parte da nossa vida, vamos deixar 5 sugestões de dispositivos portáteis, elegantes e que se ligam ao seu smartphone para monitorizar a sua tensão arterial.

 

1 – iHealth Feel

iHealth Feel (BP5) é um dispositivo para medir a pressão sanguínea e a frequência cardíaca e deteta arritmias. Este dispositivo médico é um produto de saúde regulamentado, que possui a certificação CE. De fácil acesso, elegante e silencioso, permite que o ligue ao seu smartphone através da sua app iHealth MyVitals.

Esta app é gratuita, está disponível para Android e iOS, e fornece toda uma leitura mostrada de forma simples, mas muito bem cuidada, fornecendo o histórico de dados num gráfico. Com esta informação, o utilizador poderá comparar os seus resultados com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para que se torne um hábito salutar fazer estas medições, sem ser uma imposição, algo intrusivo, a app permite-lhe criar lembretes, incluindo a regra de 3 medições (3 medidas pela manhã e 3 na noite, por 3 dias) e partilhar os seus resultados com o seu médico de forma segura e privada.

Link: iHealth Feel

Preço: 99,95

 

2 – QardioArm

O QardioArm é um BPM único e elegante, clinicamente validado para medir a pressão arterial sistólica e diastólica e a frequência cardíaca com precisão de grau médico. O monitor também inclui a deteção irregular de batimentos cardíacos que o QardioArm armazena exclusivamente para ajudar o utilizador a monitorizar o seu coração.

É um dispositivo portátil, compacto e discreto. A banda que faz o aperto no braço é de material durável, embora o leitor seja ainda grande quando comparado com outros do mercado. Para ativar e recolher dados, o utilizador terá de fazer tudo na aplicação.

Como podemos ver na oferta dos criadores, o QardioArm oferece uma série de recursos únicos, como “lugares”, que permitem monitorar a pressão sanguínea em vários locais, o que poderá ser uma ajuda para que o utilizador perceba como o seu estilo de vida afeta a sua saúde. A função “amigos e familiares” permite acompanhar os outros ou permite que outros o acompanhem, criando uma rede de suporte para melhores resultados de saúde.

Este é o primeiro BPM a suportar a app Saúde da Apple e funciona também com o Apple Watch e com dispositivos Android. Está disponível em várias cores.

Link: QardioArm

Preço: 114

 

3 – Nokia BPM+

A Nokia comprou a Withings e deu-lhe uma roupagem mais interessante. Este dispositivo, que já analisamos no passado, é das ofertas aquela que junta o melhor de cada área. Ótima qualidade de materiais, precisão nos dados recolhidos, uma aplicação muito bem conseguida e uma plataforma que permite imensas funcionalidades.

Não deve haver monitor de pressão arterial mais elegante do que esta unidade compacta da Nokia. Funciona muito bem com o seu smartphone, ótima ligação e uma interação super completa com a app Nokia Health Mate dedicada a recolher, compilar e entregar devidamente otimizada em gráficos e comparativos fantásticos, quer em iOS, quer Android.

 

Este serviço tem por trás uma plataforma online, que poderá ter muito mais que os dados deste dispositivo. A marca tem um leque fantástico de outros dispositivos de monitorização da nossa saúde. Desde termómetros, balanças, relógios e outros produtos que estão todos reunidos na plataforma (e na app) para lhe dar uma panorâmica absoluta da sua condição de saúde. Depois, tem igualmente compatibilidade com as apps de saúde dos dois sistemas operativos compatíveis.

Link: Nokia BPM+

Preço: 129,95

 

4 – Omron Evolv

O Omron Evolv é um pequeno monitor de pressão arterial de bolso que oferece ligação sem fios. O desenho do equipamento é realmente mais “portátil” que alguns deste segmento, não tem nenhum tubo e é clinicamente preciso.

O equipamento é construído em materiais duradouros, tem já alguns anos de mercado o que lhe concedeu conhecimento para evoluir no que diz respeito ao essencial neste tipo de oferta. Depois de recolher os dados, estes são apresentados numa agradável aplicação, a Omron Connect, que, via Bluetooth, consegue recolher os dados para partilhar, criar histórico e comparar à medida que estes se foram acumulando.

A grande vantagem destes dispositivos sem dúvida é a interpretação que é feita pela aplicação no smartphone. Neste caso, o Omron Connect facilita a verificação da saúde cardíaca do utilizador a qualquer hora e em qualquer lugar. Ao sincronizar leituras sem fio com o smartphone ou tablet, a app acompanha as medidas diárias.

É mais uma ferramenta para o utilizador ter um controlo seguro da sua pressão arterial com leituras sistólicas, diastólicas e de pulso.

Link: Omron Evolv

Preço: 81,50

 

5 – Philips BPM

A Philips apresenta também um dispositivo já maduro no mercado, um sistema que permite ter informações da atividade sistólica e diastólica, assim como a frequência cardíaca, recorrendo a um equipamento robusto, pensado para ser discreto e transportável.

Tal como as ofertas anteriores, este dispositivo também consegue se ligar via wireless ao smartphone, seja com iOS ou Android e usar o poder do software para levar ao utilizador gráficos e dados da sua saúde.

A app permite ter dois utilizadores diferentes e monitorizar cada um deles compilando os dados individualmente na app da Philips. Há termos comparativos para perceber se as suas leituras estão dentro ou fora dos níveis aceitáveis e há também hipótese de partilhar esses dados, devidamente organizados.

A app deteta o equipamento, via Bluetooth Smart e controla a execução do dispositivo via app.

Link: Philips BPM

Preço: 80,80

Estas sugestões podem ser compradas em vários locais na Internet. Contudo, fica o alerta, os preços referidos em cada tópico podem variar. Se eventualmente utilizar algum que não está nesta lista, certamente é informação útil e que mais pessoas podem estar a necessitar, partilhem nos comentários.

 

Leia também:

Exit mobile version