A Microsoft está a testar uma forma de combinar num teclado gestos e a tradicional forma de teclar. Numa publicação sobre a investigação em curso, a empresa de software revela que o protótipo combina um teclado da Apple com sensores de proximidade infravermelhos, colocados por cima das teclas.
É uma nova abordagem, pois não coloca externamente nenhum sensor e o resultado é muito similar aos que o Leap Motion consegue. Este teclado, que basicamente é igual a tantos outros, suporta alguns gestos como o zoom, o swipe ou o deslizar.
Cada vez mais o INPUT toma prioridade no desenvolvimento da interacção humana com a tecnologia. Conhecemos muitas maneiras novas e emergentes para interagir com os PCs, mas este sistema da Microsoft poderia transformar a acção de usar o teclado numa forma mais natural e privilegiada de controlar os elementos, dispensando de certa maneira o rato.
Este protótipo é simplesmente para investigação, para já, mas não é impossível imaginar a Microsoft a fabricar um teclado que é capaz de usar gestos e o sistema tradicional em conjunto. A Surface Touch Cover da Microsoft já suporta uma série de gestos de teclado e a empresa deu a entender que está nos seus planos desenvolver mais este hardware no futuro.