Pplware

MediaTek diz estar a criar o maior rival do Snapdragon 8 Gen 3 para smartphones

A MediaTek está a criar uma verdadeira arma contra a Qualcomm no segmento de topo. Segundo a empresa, este rival será uma “besta” e irá enfrentar diretamente o futuro Snapdragon 8 Gen 3.


O Dimensity 9200 da MediaTek é um dos processadores de smartphone mais poderosos de 2023, superando mesmo o Snapdragon 8 Gen 2 nalguns aspetos. Agora, a fabricante de chips taiwanesa falou sobre o futuro e sobre o seu chipset de próxima geração.

MediaTek anunciou no Weibo que o seu processador Dimensity topo de gama da próxima geração será alimentado pelo recém-anunciado núcleo de CPU Cortex-X4 da Arm, núcleo de CPU Cortex-A720 e GPU Arm Immortalis Mali-G720. Segundo o anúncio, o Dimensity 9300 (como se espera que seja apelidado), terá uma arquitetura totalmente “inovadora”, permitindo a multitarefa aprimorada e melhor desempenho em apps e jogos “fortemente multiencadeados”.

Assim, a MediaTek vai ainda mais longe ao afirmar que este será uma “besta” e um verdadeiro rival ao futuro processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3. Acrescenta ainda que terá grandes ganhos de desempenho e eficiência.

A MediaTek não referiu, no entanto, se o seu novo processador usará o novo núcleo de CPU Cortex-A520, que estreou ao lado do Cortex-X4 e A720. Neste momento, este poderá ser um dos detalhes importantes que a empresa não quer revelar. É teoricamente possível (mas improvável) que o novo processador simplesmente não tenha núcleos pequenos.

O Snapdragon 8 Gen 2 mudou de quatro pequenos núcleos de CPU para três (adicionando um quarto núcleo médio). Os rumores do Snapdragon 8 Gen 3 também apontam para a mudança da empresa para apenas dois pequenos núcleos (adicionando um quinto núcleo de CPU médio). Portanto, parece haver uma tendência para reduzir o número de pequenos núcleos, mas cortá-los todos ao mesmo tempo seria um movimento agressivo e provavelmente teria ramificações para eficiência e desempenho multi-core.

Exit mobile version