Pplware

Lilium – O veículo do futuro para as nossas cidades

Temos vivido tempos áureos na construção e inovação dos nossos meios de transportes. Pela necessidade e/ou pelo empenho de engenheiros e cientistas, é possível prever um mundo onde o transporte será livre de emissões poluentes.

As inovações no que respeita aos meios de transporte não estão somente focados no respeito ao meio ambiente, muitas das preocupações estão dirigidas ao nosso bem estar. Já pensou que na sua vida pode passar mais de 4 anos parado no trânsito? Vamos conhecer o Lilium que poderá ajudar neste problema.


Lilium ou o novo paradigma de viajar nas cidades

Bem, isto são contas assim por alto, porque quem mora em cidades congestionadas onde todos os dias enfrentas pelo menos duas ou mais horas de filas, passa mais de 4 anos da sua vida a praguejar parado em intermináveis filas de trânsito. Mas há quem esteja a pensar resolver esse problema num futuro próximo.

No passado mês de abril uma pequena startup alemã, a Lilium, efetuou uma série de testes de voo no seu primeiro protótipo, um veículo voador elétrico capaz de levantar voo verticalmente. Este é o primeiro protótipo à escala real que promete ir de Manhattan ao aeroporto JFK em 5 minutos e atingir os 300km/h. Embora o protótipo tenha apenas dois lugares, a Lilium pretende ser um veículo capaz de acomodar 5 passageiros.

Vendo o Lilium a descolar em direcção aos céus e arriscando sofisticadas manobras com aparente facilidade é o resultado das capacidades e perseverança da nossa equipa. Necessitamos de resolver alguns dos mais difíceis desafios da engenharia da aviação para chegar a este ponto.

Referiu Daniel Wiegand, co-fundador e CEO da Lilium

A Lilium foi fundada em 2015 por Daniel Wiegand e três colegas na Universidade Técnica De Munique. O grupo partilhava uma visão, a criação de um tipo de transporte completamente novo. Em menos de dois anos, Lilium cresceu dos 4 fundadores para uma empresa com mais de 40 engenheiros de classe mundial, desenvolvendo e construindo o primeiro veículo voador elétrico com aterragem e descolagem vertical (VTOL).

Com um alcance de cerca de 300 km e uma velocidade máxima cruzeiro de 300 km/h, o Lilium Jet será o meio de transporte de alta velocidade mais eficiente e ecológico.

 

Como funciona este veículo?

O Lilium Jet é um pequeno avião alimentado por 36 motores a jato elétricos montados nas asas do aparelho. Na descolagem, os flaps do Lilium Jet são apontadas para baixo para proporcionar elevação vertical. Uma vez no ar, os flaps gradualmente inclinam-se para a posição horizontal proporcionando assim o impulso, funcionando sobre a mesma dinâmica de um avião convencional onde a sustentação é fornecida com o ar que passa sobre as asas.

A segurança é da principal preocupação do Lilium, este avião é desenhado e projetado sobre o princípio da Ultra Redundância.

Os 36 motores da aeronave são instalados e colocados individualmente, isto para que uma falha de uma única unidade não afete as adjacentes. As células de energia de Lilium são projetadas para fornecer energia continuamente, possuindo multi-redundância para alimentar o voo e uma aterragem segura, sendo virtualmente impossível que estas falhem. Caso estes sistemas falhem, a aeronave possui um pára-quedas para que possa aterrar em segurança.

 

Leia também:

 

Exit mobile version