Muito se esperava dos novos iPhones, com todas as novidades que a Apple apresentou. Estes novos equipamentos de topo têm tudo para repetir o sucesso dos modelos anteriores e os volumes de vendas assim o mostram.
Mas os novos iPhones têm estado debaixo de um escrutínio muito grande, com vários problemas a surgirem, reportados pelos utilizadores. O mais recente leva a que os equipamentos se desligue sozinhos, sem qualquer razão para que isso aconteça.
Este novo comportamento segue-se a vários outros problemas já reportados pelos utilizadores do novo iPhone 6s e 6s Plus, mostrando que existem problemas grandes nestes novos modelos.
Neste novo problema o iPhone desliga-se depois de estar algum tempo em repouso, e sem que qualquer causa o leve a este comportamento. Simplesmente o ecrã fica sem poder ser ligado e o equipamento sem qualquer resposta.
A verdade é que quando isto acontece apenas é possível recuperá-lo através de um reiniciar forçado, pressionando ao mesmo tempo o botão Home e o botão de ligar, durante 10 segundos.
Após este procedimento o iPhone recupera e volta a funcionar da mesma forma correcta, mas com fortes possibilidades do problema regressar ao fim de algumas horas.
As queixas sobre este comportamento anormal do iPhone estão a surgir num volume elevado nos fóruns da Apple, onde os utilizadores procuram ajuda para o resolver e onde mostram o seu descontentamento.
As primeiras causas apontadas para este problema sustentam-se numa situação anormal no iCloud e que leva a que as cópias guardadas no serviço da Apple estejam corrompida.
É por isso que o problema se está a manifestar agora, nos novos iPhones 6s, que os utilizadores começaram a usar e para onde devem ter feito a recuperação dos seus dados.
Existem já várias soluções para este problema, que parecem estar a conseguir ultrapassá-lo. Antes de as testarem garantam que têm a última versão estável do iOS instalada, a 9.0.2.
A primeira opção, e de todas a mais simples, é a realização de uma reposição de todas as definições.
Para isso é necessário aceder às Definições do iOS e ai procurar a opção Gerais. Aí dentro encontrem o menu Repor e escolham a opção Repor todas as definições.
A segunda opção, caso a anterior solução não seja suficiente, passa pelo realizar de uma reposição de fábrica, fazendo antes uma cópia dos dados para o iTunes.
Após esse processo a cópia feita antes deverá ser reposta e o problema terá desaparecido de forma definitiva. Nessa altura pode ser retomada a realização de cópias de segurança para o iTunes.
Este é apenas mais um problema que vem engrossar a lista, já extensa, e que a Apple tem de resolver. Depois dos já conhecidos problemas comaquecimento excessivo, sensores de posição, sensor Touch ID demasiado sensível e a outras áreas, vem agora mais um, que bloqueia o iPhone 6s a qualquer momento e sem pré aviso.