O iPhone 5, apesar de ter sido lançado há sete anos, continua a ser utilizado e procurado no mercado de usados. A Apple lançou um comunicado recentemente a informar que quem quiser continuar online neste dispositivo, deve instalar uma atualização com urgência.
Esta atualização vem no sentido de um problema que afeta milhões de dispositivos com GPS em todo o mundo. Os consumidores têm, deste modo, poucos dias para atualizarem o seu smartphone e mantê-lo minimamente operacional.
Regra geral, os iPhones têm um tempo de vida superior aos smartphones da concorrência Android. Para este fator contribui em muito a otimização que a Apple trabalha nos seus terminais, concedendo assim um período bem alargado de atualizações de software. O iPhone 5, lançado em 2012, recebeu recentemente uma atualização no iOS que deve ser instalada com urgência.
Esta atualização não chegou unicamente ao iPhone 5, mas também a outros dispositivos Apple mais antigos. O motivo para tal medida está relacionado com o “GPS Rollover” que poderá deixar estes equipamentos sem muitas das suas capacidades.
Nesse sentido, a empresa de Cupertino lançou um comunicado a alertar para a urgência de instalar esta atualização. Mais especificamente falou do iPhone 5, que poderá ficar quase totalmente inoperacional.
Segundo a Apple, é importante que a atualização seja feita via OTA, ou através do computador, até à meia-noite do dia 3 de novembro. Caso tal não seja feito, o iPhone irá perder um conjunto de funcionalidades que dependem da sincronização GPS, nomeadamente a “App Store, o iCloud, e-mail e navegação na Web e outros serviços”.
De modo a estar protegido, a versão do iOS instalada no iPhone 5 deverá ser a 10.3.4. Caso seja, não se tem de preocupar com esta temática. Para a eventualidade de a atualização não ser instalada, a Apple preparou uma solução… Os utilizadores serão obrigados a restaurar e atualizar o iPhone usando o computador.
A Apple garante assim o bom funcionamento dos seus dispositivos. O “GPS Rollover” tem vindo a afetar milhões de dispositivos em todo o mundo, alguns sem solução!