Pplware

Europa: iPhone custa 6x mais que o custo de produção

Os novos iPhones estão aí, e tem sido o tema mais falado nas notícias do mundo tecnológico. Os dados recentes mostram que o iPhone 5S vende mais que o iPhone 5C, mas ambos os modelos já têm milhares de vendas, e mais umas quantas encomendas.

Mas, à semelhança do que anunciámos há cerca de 1 ano, parece que as práticas se mantém na empresa de Cupertino e, na Europa, o iPhone irá custar seis vezes mais que aquilo que custa para ser produzido.

 

(Imagem: Reuters)

Os novos iPhones, e essencialmente o iPhone 5S, já contam com um significativo número de vendas, tendo já ultrapassado as 9 milhões de dispositivos vendidos.

No entanto, e apesar de sabermos que há sempre quem esteja disponível para comprar o iPhone a qualquer preço, é muito pertinente informar-mo-nos que a Apple vai lucrar muito mais que aquilo que gasta a produzir.

Segundo pesquisa do instituto IHS Electronics & Media Market Intelligence (iSuppli), a produção de um iPhone 5C de 16 GB custa à Apple cerca de 120 euros, e, no entanto, está a ser vendido na Europa pelo valor de 599 euros.

Ou seja, este iPhone está a ser vendido a um preço de 4 a 6 vezes superior ao seu custo de produção.

(Imagem: AP)

Quando ao iPhone 5C de 32GB, enquanto que está a ser vendido por 699 euros, este modelo custa à Apple apenas 135 euros, um valor 5,1 vezes abaixo.

O cenário fica ainda mais desanimador quando olhamos para o custo de produção vs valor de venda de um iPhone 5S.

Um iPhone 5S de 16 GB custa 147 euros à Apple, mas é vendido por 699 euros, um valor 4,7 vezes superior.

Por sua vez, o iPhone 5S de 64GB custa ao consumidor cerca de 899 euros, mas para a Apple o produzir, vai pagar apenas 154 euros, 5,8 vezes menos.

Como curiosidade, o iSuppli revela que o tão falado Touch ID, tem um custo irrisório de apenas 7 dólares, cerca de 5 euros. [iSuppli]

O que pensam desta estratégia adoptada pela Apple? E qual pensam ser a perspectiva dos consumidores face a esta realidade?

Exit mobile version