A luta da Apple contra o desbloqueio dos seus equipamentos, principalmente por forças policiais, tem sido dura e aparentava estar já resolvida e ganha para o lado do iPhone.
Mas, esta corrente parece ter mudado e há agora uma empresa, a DriveSavers, que garante conseguir desbloquear qualquer iPhone e obter os dados dos equipamentos.
A Apple teve de batalhar de forma única contra as forças policiais dos EUA para conseguir manter a privacidade dos seus utilizadores. Mesmo com essa vitória, obrigou-se a proteger o iOS e evitar que este pudesse ser quebrado, tal como a GrayShift o fazia com a GrayKey.
DriveSavers consegue desbloquear qualquer iPhone
Mas agora, e vindo da empresa DriveSavers, surgiu um novo serviço que garante ser capaz de desbloquear qualquer iPhone e aceder aos dados dos utilizadores. A forma como este processo é realizado não foi revelada.
Segundo a oferta disponível, o custo do Passcode Lockout Data Recovery, o serviço de desbloqueio da DriveSavers, é de 3900 dólares e existe a possibilidade dos dados dos utilizadores serem entregues num disco externo.
Um serviço para privados e não para forças policiais
Ao contrário das outras ofertas, a DriveSavers garante que este serviço apenas pode ser usado pelos donos dos equipamentos e dos dados, ou os seus herdeiros, em caso de morte.
É necessário que os utilizadores apresentem os documentos legais necessários para que o desbloqueio seja realizado pela DriveSavers.
A DriveSavers afirma de forma direta que este serviço não é focado em oferecer este serviço às forças policiais e que estas não vão poder usar o Passcode Lockout Data Recovery.
Um serviço para outras plataformas
Para além do iPhone, onde o serviço da DriveSavers mais se destaca, está também garantido que o Passcode Lockout Data Recovery também funciona para outras plataformas móveis e não só.
Segundo o anúncio da DriveSavers para o seu serviço, também o Android, o Windows e o BlackBerry podem ser desbloqueados e os seus dados acedidos.
Depois da Apple ter fechado a porta à GrayShift e ao GrayKey, é agora hora de uma nova entrada surgir, dando acesso aos dados dos utilizadores, ainda que de uma forma (aparentemente) mais moral e justificada.