A presença do entalhe (notch) nos ecrãs dos smartphones foi a forma mais eficaz que as marcas descobriram para alargar os ecrãs e aumentar a sua área na estrutura dos smartphones. Depois disto, ou quase em simultâneo, surgiram os smartphones com estrutura deslizante ou câmara pop-up, mas, na verdade, nenhuma destas formas conquistou realmente o mercado… então qual será o passo seguinte?
A câmara embutida no ecrã poderá ser uma opção e a Huawei poderá ser uma das primeiras a fazê-lo.
Depois que o pai do Android, Andy Rubin, lançou o Essential Phone e a Apple o seu iPhone X que a forma de olhar para os smartphones mudou. Mudou graças ao entalhe que foi colocado nos ecrãs e que se dissipou por quase todas as marcas e para a forma como se começaram a criar soluções para albergar sensor e câmaras, tornando os ecrãs maiores sem tornar as estruturas maiores.
Os ecrãs “infinitos” como a Samsung lhes fez questão de chamar com o lançamento do seu Galaxy S8 vieram para ficar e o objetivo é torná-los ainda mais “infinitos”.
Com vários rumores a circular pela Internet é esperado que a próxima tendência seja a inclusão de sensores e câmaras embutidas no próprio ecrã, à semelhança daquilo que já se faz com o sensor de impressões digitais, para que a visualização de conteúdo não fique prejudicada por nenhum recorte ou estrutura deslizante.
Era esperado que fosse a Samsung a primeira a apresentá-lo, mas nesta corrida a Huawei parece querer ser a vencedora.
O Galaxy S10, que será lançado no primeiro trimestre do próximo ano, deverá ser a grande estrela do mercado a integrar a tecnologia já apelidada de “Infiniy-O”, mas os planos seriam de lançar um modelo da linha A a antecipar esta novidade ainda este ano, como já fez com a inclusão das três câmaras na traseira noutros modelos.
Agora, foi a própria Huawei que, na rede social chinesa, Weibo, deixou uma imagem que pode indicar que, também ela estará a apostar neste conceito e que este poderá chegar já no próximo mês.
No texto que acompanha esta publicação pode ler-se algo do género “Ponto surpresa, vejo-te em dezembro!” (“点”惊喜,12月见!).
Na verdade, a serem lançados, os dois modelos poderão chegar em datas muito próximas… vamos aguardar para ver quem ganha a corrida!