Um dos componentes mais relevantes num smartphone atualmente é a sua câmara principal. Hoje assistimos a uma corrida fervorosa pelas câmaras com dois sensores e pelos melhores sensores e a melhor tecnologia associada. A HTC depois de algum tempo um pouco apagada surge com um smartphone, o HTC U11, que já foi classificado como aquele que está equipado com a melhor câmara de sempre de um smartphone.
Será que a HTC renasceu das cinzas, qual Fenix do segmento dos smartphones?
A HTC sempre teve o poder de mostrar ao mercado grandes equipamentos transvestidos com sistemas operativos diversificados. Agora, a empresa volta com um poderoso smartphone que impressiona pelo seu ecrã de 5,5 polegadas com resolução Quad HD, com um processador Snapdragon 835 com CPU octa-core e com uma soberba câmara principal de 12 megapíxeis. Mas será que o vai convencer?
Edge Sense… mais do que aquilo que parece
A HTC apresentou assim o sucessor ao HTC 10 que para além das características de topo apresenta uma novidade a que a HTC chamou de “Edge Sense” que permite expandir as funcionalidades do equipamento. Com o apertar do HTC U11 pode aceder ao Facebook, Twitter, Câmara, tirar fotografias, ou mesmo configurar as suas aplicações favoritas.
A melhor câmara de sempre segundo a DxOMark
A DxOMarK atribuiu ao HTC U11 a melhor pontuação de sempre num telemóvel com 90 pontos, batendo assim o anterior recorde do Google Pixel com 89 pontos. A câmara é equipada com um sensor HTC UltraPixel 3 com 1.4μm píxel de 12MP com abertura de f/1.7 com estabilização ótica e digital. Já a câmara frontal é equipada com um sensor de 16MP.
Assistente Virtuais
Na era das assistentes virtuais, a HTC integrou no seu equipamento não só o Google Assistant, mas também o seu Sense Companion e ainda suporte para a Alexa, da Amazon. O U11 é também o primeiro smartphone a ter suporte para interações inteiramente em mãos livres.
Certificação IP67
O HTC U11 é ainda resistente a água e a poeiras com certificação IP67, o que lhe irá permitir umas belas imagens debaixo de água.
A HTC apostou forte também no som, com a tecnologia BoomSound™ Hi-Fi, que garante um aumento de 100% no volume de som, permitindo ainda um som imersivo de 360º com as suas colunas inferiores e superiores.
Características Técnicas
- Ecrã de 5,5 polegadas com resolução Quad HD (2560 x 1440)
- Processador Snapdragon 835 com CPU octa-core de 2,4 GHz
- GPU Adreno 540
- 4 GB de memória RAM
- 64 GB de armazenamento interno
- Câmara traseira de 12MP com UltraPixel 3 (f/1.7, OIS, EIS)
- Câmara frontal de 16 MP (f/2.0, EIS)
- Wi-Fi 802.11ac Dual-Band, NFC, Bluetooth 4.2, USB 3.1 (tipo C)
- Leitor de impressões digitais frontal
- Certificação IP67 (resistente à água e poeira)
- Bateria de 3000mAh (suporte à Quick Charge 3.0)
- Alto-falantes HTC BoomSound
- Bordas sensíveis à pressão (não ao toque)
- Android 7.1.1 Nougat
- Dimensões: 153,9 x 75,9, 7.9 mm
- Peso: 169g
O preço e data de lançamento ainda não foram confirmados, mas o HTC U11 deverá chegar ao mercado em junho (já confirmado para Inglaterra) com um preço a rondar os 650€ e chegará nas cores, azul, preto, cinza e branco, e mais tarde também haverá uma versão em vermelho.