SoundPuddle – Um projecto português baseado no ZPUino
Imaginem-se deitados dentro de uma grande tenda, a relaxar e ouvir artistas musicais do vosso agrado, ao vivo. Deitados por que, na realidade, é na tenda em si que se concentra a atenção: uma enormidade de luzes (Um total de 1664 LEDs coloridos RGB, controlados individualmente), que mudam a cor e o padrão geral de acordo com a música e a voz que se está a ouvir, tudo alimentado por um sistema solar que carrega durante o dia e funciona à noite sem necessitar de mais energia. Interessante ?
Tudo isto ocorreu há dois meses atrás, num festival chamado Apogaea, no Colorado, Estados Unidos da América.
Interessante é saber que não há nenhum PC a controlar estas luzes nem a fazer a análise do som..Nem um MAC. Nem algo que se assemelhe a um computador, como os que se conhecem conhecem... nem mesmo um qualquer smartphone.
Mais interessante é saber que quase a totalidade do software e desenho de hardware foi efectuado não nos EUA, mas em Portugal.
No centro do sistema está uma FPGA (uma espécie de chip configurável), cujo desenho interno (um Sistema-Num-Chip chamado ZPUino) foi desenhado e concretizado por um Português - Álvaro Lopes. Este "SoC" (também chamado soft-core) inclui um processador de 32-bits, a correr a 96MHz, e uma série de controladores de dispositivos. Todo este sistema é depois programado como o "Arduino", usando para o efeito o mesmo editor a que estão habituados os que "brincam" com estes sistemas. Tecnicamente, no entanto, o sistema é muito mais poderoso e flexível do que o Arduino, conseguindo neste caso processamento áudio em tempo real (com transformada de 1024 pontos), e com 14 controladores do tipo SPI, que funcionam todos simultaneamente.
O ZPUino é um projeto já com vários anos, e que suporta uma grande variedade de FPGAs. É 100% personalizável, e é 100% Open Source....e 99% Português.
O Projecto SoundPuddle, que vai continuar a ser baseado no ZPUino, está agora a tentar crescer e melhorar alguns pontos (nomeadamente interferências elétricas devido à sua complexidade). Para tal foi lançado um projecto no portal KickStarter, que se espera que permita que não só o projecto cresça, mas que possa visitar outros povos e outros países.
Veja o Projecto SoundPuddle no Apogaea 2012
Homepage: ZPuino | Soundpuddle | Retrocadesynth
Este artigo tem mais de um ano
Muito interessante e ainda por cima um projeto português…gostei da ideia!
x2
O que é preciso é ter ideias. Eu também gostei da ideia!
Já somos 3 🙂
espetaculo , os projetos portugueses sao sempre espetaculares , mas claro , por portugueses na america 🙁
Eu , ja pensei ir para a politica , Fazer a diferença , como acredito que muitos que vao para la o pensem , mas tenho receio de me tornar nojento como todos os politicos ….
Este português está em Coimbra.
Boa tarde ,
O que os Portugueses necessitam para sair do pântano em que nos encontramos é: políticos que não sejam corruptos nem cedam a lobbys , uma justiça rápida e isenta que tenha o cuidado de proteger os mais fracos , apoio da banca para a criação de empresas empreendedoras e cuja visão seja o tamanho do Mundo , continuar a apostar na educação .
Parabéns a todos os Portugueses que mesmo com um clima cheio de adversidades de uma maneira ou de outra se têm imposto na cena internacional .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Nem mais, você disse tudo.
Pode ser que assim o Português possa ter um espírito mais empreendedor e arrisque mais.
Cumprimentos.
+1
+2
Nem mais, você disse tudo.
Pode ser que assim o Português possa ter um espírito mais empreendedor e arrisque mais.
Cumprimentos.
Eheheh isso é ideal para o Boom Festival
Sem duvida
Ja fiz algo parecido com um arduino, mas muito mais basico.
incluia tambem uma transformada mas a 32*16 pontos… e so tinha leds de uma cor, é algo que ainda quero melhorar
Aqui o mais interessante é a ideia em si, e a criação do SoC (unico e proprio).
Sempre fomos bons em tudo, mas assim como se viu Euro 2012… somos nós prorios que nos deitamos a baixo…