EHang 184, o primeiro drone projectado para levar um passageiro
Os drones são por definição veículos aéreos não tripulados que, até então, associávamos às actividades relacionadas com a captação de imagens, actividades militares ou até mesmo à monitorização de estruturas ou, simplesmente, à pura diversão.
Mas os drones estão a evoluir, há quem os queira utilizar em transporte de encomendas e medicamentos e agora surge um novo projecto: um drone capaz de transportar um passageiro.
Foi agora revelado na CES 2016 pela chinesa EHang, o EHang 184, o primeiro veículo aéreo eléctrico do mundo totalmente autónomo, projectado para voar com um passageiro em curtas distâncias e a baixa altitude, sem a necessidade de o passageiro ter que o controlar.
Este drone utiliza 8 grandes hélices sobre os 4 braços para voar e planar. Segundo indicou um porta-voz da empresa, este drone parece ir ainda um pouco mais além (além da física mesmo) e pousar com recurso apenas de um do braços de hélices, caso seja necessário.
No "cockpit", se assim se pode chamar, encontra-se um tablet que permite seleccionar o destino do vôo e o veículo trata de todo o processo seguinte: descolagem, viagem e aterragem.
Este drone é capaz de efectuar viagens de 23 minutos e de se deslocar a 90 km/h. Pode suportar ainda até cerca de 100kg de carga e está equipado com ar condicionado.
Actualmente, ainda não existe um modelo final do drone pronto a ser comercializado, mas o protótipo já realizou mais de 100 vôos na China com sucesso, o que tem contribuído para o entusiasmo no seu desenvolvimento.
Segundo Shang Hsiao, co-fundador da empresa EHang, espera-se que o produto esteja a ser comercializado ainda durante 2016, por um valor que poderá rondar os 200 mil e os 300 mil dólares. Um negócio que ficará ainda dependente das questões legais relacionadas com os voos de drones, ainda mais com passageiros.
Este artigo tem mais de um ano
preciso de uma coisa destas para o dia a dia
Que jeito dava.. o pior era o caos a seguir..
O Projecto é interessante,o entanto falta uma protecção as helices.
uma das questões com que fico é: vale a pena considerar isto como um drone? tendo a conta da definição de drone, isto parece-me mais um mini-helicóptero electrico
Isto sim, é um drone.
É um veículo autónomo.
dro·ne
(inglês drone, zângão)
substantivo masculino
1. [Militar] Pequeno avião não tripulado, telecomandado ou programado, geralmente usado em missões de reconhecimento.
2. [Por extensão] Veículo ou dispositivo que se movimenta em determinado meio, geralmente no ar, através de controlo remoto e frequentemente dotado de aparelho para registo ou transmissão de imagens (ex.: a equipa desenvolveu um drone aquático).
“drone”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/drone [consultado em 07-01-2016].
Como é que isto pode ser um Drone? Não é “não tripulado”, não é telecomandado por controlo remoto nem programado. É um veículo aéreo com piloto e várias hélices, um “quadcopter”…
Tiago Matias,
O EHang 184 trata-se de um drone, apesar de permitir levar um passageiro, o passageiro não tem que o controlar, não é um piloto. A única coisa que o passageiro terá que fazer é, através de um tablet no interior do drone, indicar para onde quer ir, o Drone estará programado para tratar do resto.
um helicóptero (octo hélice) eléctrico portanto..
Visto. Então se aparecer um objecto pelo caminho não há maneira de desviar ou abortar, se quem está lá dentro não controla nada e apenas diz o destino deve ter uma segurança duvidosa!!
Agora se for possível no Tablet abortar, ficar imóvel e pausar a viagem, desviar de qualquer coisa ou obstáculo, então aí já é pilotado (mas tem piloto automático) logo deixa logo de ser um Drone..
Tiago
Desculpe mas vendo bem os outros drones telecomandados também têm um piloto, só não se encontra dentro da aeronave, mas não deixam de serem chamados de drones. Mas isto são coisas novas, há sempre o problema de as definir.
Também acho que a segurança será duvidosa, isto depois no ar vai ser bonito quando se cruzar com outro drone e terá de ser o ocupante a tomar as medidas necessárias para evitar ou desenvolver um sistema de IA para isto.
O passageiro não é tripulação, visto que, a definição de tripulação são aquelas pessoas que trabalham a bordo de uma aeronave e não passageiros:
tripulação
substantivo feminino
1.
mar conjunto de pessoas que guarnecem um navio.
2.
p.ext. conjunto das pessoas que trabalham numa aeronave; pessoal de bordo.
Ai se o estado islâmico põe as mãos nisto …
Natal 2016 ja que o passado foi muito simples!! 🙂
Parecia-me que seria algo muito lento a deslocar-se mas depois de ver no mostrador marcado 90km/h parece-me bastante bem!!
Parabéns ao idealizador . Estou querendo um deste pra mim !!
É o futuro do transporte pessoal e, em massa.
só acho que aquelas hélices sem protecções vão decapitar alguém distraído que se aproxime quando ele estiver a levantar ou a aterrar…
Sangue a espirrar por todo o lado “TERROR”
Até que enfim um projecto já com ênfase comercial. A ver se um dia posso ter um.
vai juntando 300mil € .. sim porque este não custa 30€
Por enquanto as pessoas apenas vão dando encontrões nos passeios, no futuro… vai ser bonito!
Não sei muito bem. Será realmente seguro?
Para além disso, ainda se trata de um Prototipo.
Uma machine gun de cada lado e ficava a matar, literalmente.
Já só me falta 299 mil euros para mandar vir o meu
Bem..este não é de todo o primeiro drone a transportar pessoas..
Que eu conheça, este será o segundo, dento sido o primeiro desenvolvido em 2014, e é um anfibio.
Chirock Drone
http://www.navaldrones.com/Chirok.html
A diferença é a que o do artigo, é o octacoptero electrico, enquanto que o Chirok, é uma especia de avião, com motores mais ou menos tradicionais, mas com uma autonomia de milhares de kilometros…sim milhares de kilometros 🙂
Não legislem rápido estas coisas não!
Se resolvessem o problema da autonomia, acho isto bem mais interessante e versátil que os asa delta motorizados. E se der pa fazer aqueles loopings marados melhor ainda. Mas deviam ser no mínimo 60 minutos de autonomia e os 100kg de carga um pack baterias extra caso passageiro ausente…
Que modelo espetacular!
Dúvida: caso algo (pássaro) vá contra uma das helices, será que existem mecanismos de segurança?
Mais um brinquedo para milionários (quem me dera ser um) =(
não era mais facil chamarem lhe mini helicoptero? ou helicoptero pessoal?
Boas.
Sou novo aqui mas … digo-vos uma coisa.
Sempre tive ideias pouco convencionais para um Português típico
O dinheiro sempre foi um problema também, ainda para mais sendo casado.
Pois a mulher não compreende nada dessas coisas
Mas estou em fase de estudo e realização de alguns componentes mecânicos e electrónicos
caixas de direcção, etc.
Estou a construir uma pequena aeronave tripulada, com estrutura de Alumínio com
revestimento em fibra de vidro e carbono.
Tenho bastantes dificuldades em adquirir alguns materiais, por isso terei de construir tudo
até mesmo as hélices.
Se algum dia sairá do chão, não sei.
Só sei que devo tentar e passar à fase seguinte, e deixar o aeromodelismo que já está mais que batido.
Por isso é que a maior parte dos outros países estão mais avançados, ELES arriscam!!!
Abraço