Pplware

Venda de Macs abranda, mas outras marcas de PCs perdem mais

O mercado dos PCs está em queda há vários anos e caminha para um fim que muitos já vaticinaram. A chegada ao mercado de soluções mistas e que eliminam a sua necessidade tem sido a maior causa destas quebras.

Se alguns modelos recentes chegaram ao mercado e conseguiram revitaliza-lo um pouco, a verdade é que isto durou pouco tempo. Até Macs estão a começar a abrandar as suas vendas, mas há marca com perdas ainda maiores.


Os mais recentes dados que foram avançados, quer pela Gartner quer pela IDC, mostram que o segundo trimestre de 2017 foi de quebras generalizadas de vendas no ramo dos PCs.

A Apple, depois dos bons resultados que apresentou com os MacBook Pro, começou novamente a decrescer nas vendas. Mas se a marca de Cupertino está a perder, há marcas que têm quebras muito maiores e que ultrapassam os 10%.

Os números da Gartner para o mercado de PCs

Os números da Gartner referentes ao 2º trimestre de 2017 são os mais negativos de todos. Neles podemos ver que a grande maioria das marcas perde terreno e que no geral há uma quebra de vendas de 4,3%.

As marcas com perdas maiores são a Acer (-12,5%), Asus (-10,3%) e Lenovo (-8,4%). A Apple perdeu também, registando um valor de -0,4%, que pode ser considerado pequeno face à sua concorrência. No campo dos ganhos, destaca-se a HP, com 3,3%, e a Del, com 1,4%.

A avaliação da IDC para o mercado de PCs

Também a IDC apresentou as suas previsões para o mercado dos PCs para o 2º trimestre de 2017. Segundo esta empresa, o mercado está a perder, mas menos do que as suas concorrentes apresentam.

Os números da IDC voltam a mostrar uma quebra face aos períodos anteriores, mas aqui menos acentuada. No geral há perdas, mas de apenas 3,3%.

Segundo a IDC, as perdas das marcas são menores, com a Asus (-8,6%) e a Lenovo (-5,7) a perderem. Os maiores ganhos estão com a HP (6,2%) e com a Dell (3,7%). A Apple aqui ganha mercado, com 1,4%, mas um valor inferior ao que tinha de crescimento nos últimos meses.

Mesmo com alguma habitual diferença de valores, tanto a Gartner como a IDC mostram uma realidade que tem vindo a piorar com os anos. O número de venda de PCs está a diminuir, sendo substituídos por smartphones, tablets e outros tipos de equipamentos que entretanto chegaram ao mercado.

Via Gartner e IDC

Exit mobile version