A Nvidia é a mais popular fabricante de placas gráficas de todo o mundo. E mesmo que a rival AMD continue a investir neste segmento com poderosos produtos, a maioria das escolhas dos consumidores recai sobre os equipamentos da criadora da atual linha RTX 30.
No entanto, já aqui falámos sobre alguns avanços que foram sendo dados quanto às GPUs da próxima geração GeForce RTX 40. E de acordo com as mais recentes informações, já começaram os testes aos modelos Nvidia GeForce RTX 4080 e RTX 4090.
Nvidia GeForce RTX 4080 e RTX 4090 já estão em testes
As gráficas GeForce RTX 30 são a linha da atual geração da Nvidia que foi lançada em setembro de 2020. Mas sabemos que a empresa de Jensen Huang já está focada na próxima geração, nomeadamente na GeForce RTX 40, embora esta ainda não tenha sido anunciada oficialmente. Contudo, sabemos também que a nova linha é uma realidade que deve ser revelada ainda neste ano de 2022.
Para além disso, há agora novos dados revelados pelo popular leaker kopite7kimi, conhecido no segmento de hardware, que indicam que a Nvidia não só já se encontra a desenvolver as suas novas placas gráficas, baseadas na arquitetura Ada Lovelace, como também já iniciou alguns nestes ao novo chip AD102.
Ignore these fanboys, let’s turn our attention to GPU. AD102 has started testing. https://t.co/yziVJE8eFp
— kopite7kimi (@kopite7kimi) April 19, 2022
Em concreto, este chip gráfico deverá ser usado para a produção dos modelos GeForce RTX 4080 e RTX 4090. Como tal, com estas informações, estima-se que estas sejam as GPUs que estão agora já a ser testadas pela fabricante norte-americana.
At least now we can call it RTX 4090, and it will use 24Gbps mem chips.
— kopite7kimi (@kopite7kimi) April 19, 2022
Mas, tirando estas informações, que também não vêm de fontes oficiais, pouco ou nada ainda se sabe sobre os novos produtos da Nvidia.
Outros rumores apontam o mês de outubro de 2022 como a possível data de lançamento das novas placas gráficas. Além disso, recentemente foi também indicado que as GeForce RTX 40 poderiam consumir mais de 450 watts.
Leia também: