Pplware

RX 6800 XT da AMD em overclock bate recorde mundial no 3DMark

Nunca o segmento de hardware gráfico esteve tão competitivo como agora. As fabricantes Nvidia e AMD trouxeram produtos de alta qualidade que disputam entre si a luta pelo interesse e compra dos consumidores.

Recentemente a gráfica RX 6800 XT da AMD foi posta à prova em modo overclock e conseguiu bater o recorde mundial do 3DMark.


Depois de a Nvidia ter lançado os seus novos chips gráficos da linha RTX 30, a AMD seguiu o exemplo com a apresentação das novas RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT. Estas placas foram uma autêntica resposta à altura dos produtos da Nvidia.

Dos novos chips da AMD, destaca-se a RX 6800 XT que irá competir no mesmo campeonato de RTX 3080 da Nvidia. E os testes feitos já começaram a dar uma melhor perceção da máquina que esta gráfica será.

RX 6800 XT em overclock consegue bater recorde mundial no 3DMark

De acordo com alguns especialistas, a gráfica RX 6800 XT é a melhor placa do mundo para jogos. E agora há mais uma prova dessa afirmação.

O popular overclocker Alva Jonathan, designado ‘Lucky_n00b’, conseguiu com que essa placa alcançasse 47.932 pontos no 3DMark FireStrike.

Teste à RX 6800 XT da AMD por Alva Jonathan

De modo a contextualizar, o 3DMark é um software de benchmark com o objetivo de testar a capacidade de processamentos gráficos em 3D. A versão Fire Strike apresenta o benchmark DirectX11 para PCs gaming modernos.

O Fire Strike inclui dois testes gráficos, um teste de física e um teste combinado que enfatiza a CPU e GPU. No entanto, e infelizmente, estes números não contam para os gráficos oficiais.

Ou seja, o recorde também não foi conseguido numa situação normal da placa. O overclocker utilizou então um sistema onde também fez parte um Ryzen 9 5950X, arrefecido a LN2, frequência 5.4 GHZ. Lucky_n00b conseguiu ajustar a RX 6800 XT a 2650 MHz através do arrefecimento a ar.

A placa gráfica não teve o seu arrefecimento alterado, e ainda contou com o sistema de ventoinhas triplas para o efeito. Para além disso, a tesselação do 3DMark foi também modificada para, supostamente, promover o desempenho do chip da AMD.

Apesar de o recorde não ser então válido para os gráficos oficiais do 3DMark, o site dedicado a overclock HWBOT aceita esse resultado e, desta forma, classifica a XT 6900 XT como estando acima da ASUS ROG STRIX RTX 3090 OC.

Leia também:

Exit mobile version