Pplware

Qualcomm e TSMC poderão estar a desenvolver chip de 7nm

Durante os último tempos, a Qualcomm trabalhou em conjunto com a Samsung para desenvolver os chips Snapdragon 820, 821 e 835 numa base de 14nm para os dois primeiros e 10nm para o último.

Segundo alguns rumores, a Qualcomm poderá agora deixar a parceria com a Samsung para abraçar uma colaboração com a TSMC no desenvolvimento de um novo chip de 7nm.


Durante um largo período de tempo a Qualcomm colaborou com a TSMC no desenvolvimento dos seus chips. Esta parceria terminou após o lançamento do Snapdragon 808 e 810, onde este último teve graves problemas de aquecimento.

Após estas dificuldades, a gigante americana aliou-se à Samsung, com quem desenvolveu e lançou com sucesso os bastante conhecidos Snapdragon 820/821, em 14nm, e 835, em 10nm, que equipam os topos de gama de várias marcas.

Segundo alguns rumores, a Qualcomm poderá estar a trabalhar em conjunto com a TSMC, desde o ano passado, para o desenvolvimento do seu próximo grande processador, deixando para trás a Samsung. Este novo processador será desenvolvido em 7nm, tecnologia esta que a TSMC se tem centrado em desenvolver, tendo para isso saltado o fabrico em 10nm.

A confirmar-se esta informação,  a Samsung volta a perder um grande cliente, dado que, segundo outros rumores, a Apple deverá também ter optado pela TSMC para o desenvolvimento do seu novo processador, Apple A11, que deverá equipar o novo iPhone.

Exit mobile version