Pplware

PC-in-a-dongle Intel está a chegar ao mercado, por 150 dólares

O mercado dos desktops está a sofrer uma mudança radical. Abandonando os modelos mais tradicionais, surgem agora novos equipamentos, de dimensões muito mais reduzidas, mas com as mesmas funções.

Vários fabricantes têm apresentado as suas propostas, mas agora a Intel, que já tinha mostrado a sua solução, prepara-se para chegar ao mercado com o seu PC-in-a-dongle, que custará apenas 150 dólares.

A proposta da Intel para este novo mercado chama-se Compute Stick foi apresentada em Janeiro deste ano. Esta máquina segue a mesma linha de várias ofertas que têm surgido e que concentram num equipamento de dimensões ultra reduzidas a capacidade computacional para substituir muitos computadores que hoje estão disponíveis.

Com uma interface HDMI, o Compute Stick dispensa qualquer equipamento especial para funcionar, bastando que seja a uma qualquer televisão. A Intel pretende vender o Compute Stick em dias versões, uma com Windows 8.1 e outra com Linux.

Este equipamento, na altura do seu lançamento, despertou o interesse de muitos consumidores, por ser uma alternativa mais aberta e mais corrente a outros equipamentos similares, que por norma estão equipados com Android.

Compute Stick da Intel começou agora a ser apresentado em pré-venda em alguns sites de comercio electrónico, como a Amazon ou a Newegg e outras, com datas de venda a partir de 24 de Abril ou 6 de Maio.

Os preços estão coerentes com os que foram inicialmente anunciados, com o modelo com Windows 8.1 a ter um valor de 150 dólares (136 euros) e o Linux, que se diz vir com Ubuntu 14.04, a custar 100 dólares (91 euros).

anterior próxima

O Compute Stick será comercializado em dos modelos diferentes, consoante o sistema operativo que estiver instalado. No caso da versão com Windows 8.1 será equipada com 2GB de Ram e 32GB de espaço de memória, e no caso da versão Linux terá apenas 1GB e 8GB de espaço de memória.

Em ambos os modelos, e para além da interface HDMI, o processador será um Intel Atom  Baytrail e terá uma interface USB 3.0 e uma porta Micro USB port.

Depois da Google, em parceria com a ASUS ter apresentado o Chromebit, uma dongle de 100 dólares que permite ter acesso a um PC com ChromeOS, a Intel ataca agora este mercado com a sua oferta, ligeiramente mais cara que a concorrência.

O nome Intel e a sua reconhecida capacidade de criar equipamentos de topo, em qualquer uma das áreas de actuação, podem ser os elementos que vão dar ao Compute Stick a alavancagem que necessita.

A somar ao nome Intel vai haver a capacidade de ter um Windows a correr num dispositivo destes. E isto para a maioria dos utilizadores será o que vai fazer a verdadeira diferença.

Intel Compute Stick

 

Exit mobile version