Pplware

Lufthansa tem novas regras para o transporte de powerbanks e baterias

Após um incêndio causado por um carregador portátil no compartimento superior de um avião da South Korean Air Busan, em janeiro de 2025, as companhias aéreas estão a tomar medidas para minimizar os riscos, nomeadamente a alemã Lufthansa.


Sob pressão para endurecer as regras, após vários incêndios causados por esse tipo de dispositivo, a companhia aérea alemã Lufthansa anunciou novas restrições ao transporte de carregadores portáteis, ou powerbanks, e baterias a bordo dos seus aviões.

Depois de um incêndio causado por um carregador portátil no compartimento superior de um avião da South Korean Air Busan, em janeiro de 2025, a Lufthansa está a liderar o estreitamento das regras, na Europa.

Aeronave da Air Busan, após o incêndio ocorrido a 28 de janeiro de 2025.

Novas regras para powerbanks e baterias

Embora sejam permitidos na bagagem de mão e as regras que proíbem a sua colocação na bagagem de porão permaneçam inalteradas, a partir de agora, os passageiros a bordo não podem carregar os seus dispositivos através dos sistemas de infotainment ou usar as baterias para carregar os seus dispositivos pessoais.

Daqui em diante, os passageiros devem carregar os seus dispositivos antes do voo ou utilizar as portas USB dedicadas do avião.

Além disso, destaque para as seguintes mudanças:

Segundo um porta-voz da companhia aérea, esta mudança na política da Lufthansa resultou das recomendações da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (em inglês, EASA).

As regras aplicam-se a todos os voos da Lufthansa, bem como aos voos operados por companhias aéreas pertencentes ou afiliadas à empresa, incluindo Swiss, Eurowings, Austrian Airlines, Discover, Brussels Airlines, Edelweiss, e Air Dolomiti.

Após o incêndio, a Air Busan implementou uma política em que as bagagens de mão são verificadas na porta de embarque para identificar carregadores portáteis. As bagagens sem powerbanks recebem uma etiqueta, permitindo o transporte nos compartimentos superiores do avião.

Ainda que transportar powerbanks e baterias seja geralmente seguro, considerando que sejam seguidas todas as regras, a Lufthansa adotou medidas preventivas.

A companhia aérea está a reforçar a necessidade de transportar esses dispositivos na bagagem de mão e a limitar a sua capacidade, por forma a reduzir o risco e garantir a segurança de passageiros e tripulação.

Exit mobile version