Pplware

Intel vai produzir chips de 1,4 nm em 2026 e de 1 nm em 2028

A indústria de chips é um dos setores que tem tido mais destaque, muito devido à necessidade e à concorrência acesa entre as várias empresas que dominam o setor, como a TSMC, Samsung e Intel. Esta última tem-se esforçado para recuperar o tempo perdido e as últimas informações mostram que a fabricante californiana tem planos para produzir chips de 1,4 nm em 2026 e de 1 nm em 2028.


Intel está focada em trazer os chips de 1 nm

Segundo novos detalhes recentemente divulgados, a Intel já está a pensar mais a sério no desenvolvimento e produção dos chips de 1 nm, através da sua tecnologia avançada. Os dados mostram que a gigante liderada pelo CEO Pat Gelsinger tem planos para conseguir produzir chips de 1,4 nm no ano de 2026 e chips de 1 nm dois anos depois, em 2028.

Para que estes planos se consigam concretizar, a Intel vai precisar da colaboração da holandesa ASML, líder no setor das máquinas EUV (Ultra Violeta Extrema), equipamentos fundamentais para estes chips. Lembramos que há quase um ano a fabricante da Califórnia instalava a sua primeira máquina EUV da ASML.

E este anúncio acontece numa altura em que o mais avançado que temos já presente nos dispositivos são os chips de 5 nm, mas a indústria já tem tudo pronto para a chegada dos chips na litografia de 4 nm e também a mais avançada em testes, a 3 nm.

Sabe-se ainda que o scanner da ASML que poderá ser o eleito para a produção da Intel é o modelo EXE:5200, o qual permite gravar wafers de até 0,8 nm a uma velocidade de 220 WPH (wafer por hora).

Os planos da Intel são então ambiciosos, mas resta saber se a empresa conseguirá fazer frente à taiwanesa TSMC ou à sul-coreana Samsung, uma vez que estas duas estão já muito à frente no que respeita à produção avançada destes componentes.

Exit mobile version