A Intel recentemente deu a conhecer uma série de novos processadores ultra-rápidos. Os novos chips possuem realmente poder, oferecendo uma performance ao nível do multitasking sem precedentes. A Intel lançou chips da série Core X com o i9-7980XE que lideram a oferta.
Este chip é o primeiro processador de 18 núcleos da empresa e é capaz de mais de um teraflop de poder de computação.
Recentemente a Intel apresentou a sua X-Series como mostrado aqui. Sabemos que este é o processador de gama pessoal com melhor processamento de sempre, mas qual o seu verdadeiro poder?
Estes novos processadores da Intel garantem um poder de processamento sem precedentes, com o novo topo da serie-X, o i9-7980XE, o primeiro a possuir 18 núcleos. A Intel passa a ter um processador que é capaz de mais do que um Teraflop de poder de computação, mas… sim, tudo tem o seu preço e este poder de fogo também não sai nada barato. Quem quiser ter este processador terá de desembolsar cerca de 1775€.
Mas o que é um teraflop?
Para perceber o que é um TeraFlop devemos saber que um FLOP nada mais é do que um acrónimo para o termo floating point operations per second, ou seja, operações de vírgula flutuante por segundo.
Um MFLOPS representa (10^6 flops), ou seja 1 milhão de operações de vírgula flutuante por segundo. Os MFLOPS são considerados um valor mais representativo do poder da máquina e indicam as operações que utilizam números com vírgula flutuante.1 GFLOPS corresponde a 10^9 operações por segundo, ou seja mil milhões de operações de vírgula flutuante por segundo (o mesmo que dizer 1000 MFLOPS). Já um TFLOPS (TeraFLOPS) corresponde a 10^12 operações por segundo, o que equivale a 1000 GFLOPS.
Em termos comparativos, o supercomputador mais rápido do mundo com tecnologia Intel (porque o mais poderoso atualmente é o Sunway TaihuLight) é o Tianhe-2, desenvolvido pela Nacional University of Defense Technology na China, tem capacidade para fazer 33,86 mil biliões de operações por segundo, ou 33,86 PetaFlop/s. Este possui 32 mil processadores Intel Xeon E5-2692 de 12 Núcleos a 2,2 Ghz, 48 mil co-processadores Xeon Phi e ainda 1 Petabyte de RAM.
O novo processador da Intel “apenas” consegue alcançar 0,003% do valor deste Super computador, mas em termos históricos, o potente e recente i7-6700K apenas atingia 113.63 GFlops, ou 0.112TFlops. Este recente processador, pensado para gamers e profissionais exigentes veio para ficar e garante processamento sem igual.
Estamos assim a chegar a uma era onde quer a nanotecnologia, quer o poder de processamento doméstico estão a atingir um patamar assustador, colocando na esfera do consumidor um poder matemático tamanho onde este o poderá usar quer para o bem… quer para o mal.
Já pensaram em tudo o que se pode fazer com este poder de cálculo?