A Intel é a líder inquestionável do segmento dos processadores, embora a rival AMD esteja gradualmente a conquistar terreno importante. Os processadores da atual 12.ª geração Intel Core Alder Lake chegaram nos últimos meses do ano passado, mas a fabricante da Califórnia tem muitas mais cartas na manga para os próximos anos.
Neste sentido, recentemente a empresa de Pat Gelsinger confirmou que irá lançar uma nova linha de processadores pelo menos até ao ano de 2025, altura em que deverão chegar os seus CPUs de 16.ª geração.
Intel trará novos processadores todos os anos até 2025
Na passada quinta-feira (17), a Intel mostrou que está determinada a trazer uma nova linha de processadores todos os anos, pelo menos até 2025. Durante uma reunião com os investidores, a empresa confirmou que já se encontra a trabalhar nas linhas Raptor Lake, Meteor Lake, Arrow Lake e Lunar Lake. Estes chips do futuro devem oferecer ao consumidor um melhor desempenho, assim como uma melhor eficiência energética.
Como prova do seu esforço para não deixar fugir a liderança por entre os dedos, a Intel disse que já se encontrava mesmo a trabalhar em novos processos para fabricar e embalar as próximas gerações dos seus processadores.
Desta forma, ainda neste ano de 2022, a empresa deverá lançar os CPUs da linha Raptor Lake que devem ser fabricados no processo Intel 7 e contar com até 24 núcleos (8+16) e 32 threads. Estes processadores de 13.ª geração devem ainda trazer um módulo de inteligência artificial que deteta automaticamente a presença de SSDs PCIe Gen 5 no sistema.
Já em 2023, o mercado pode esperar a chegada dos Intel Core Meteor Lake de 14.ª geração que já deverá contar com o processo Intel 4 e baseados na arquitetura de tiles flexíveis. Nestes equipamentos, a fabricante promete a integração de aceleração por inteligência artificial e uma nova geração de engine gráfica, designada tGPU que é baseada na tecnologia Arc. A Intel adianta ainda que os processadores Meteor Lake vão usar a arquitetura gráfica Battlemage DG3, que permite aumentar o desempenho gráfico ao mesmo tempo que diminui o gasto energético.
A 15.ª geração Arrow Lake deve chegar em 2024, trazendo diversas mudanças, nomeadamente os novos núcleos Lion Cove e Skymont, conseguimento aumentar o número de núcleos para 40 (8 de desempenho e 32 de energia). Os chips contarão com o processo Intel 20A e prometem um desempenho de 15% por watt.
Por fim, os Intel Lunar Lake pertencem à 16.ª geração de CPUs, fabricados no processo 18A, e que deverá ter ganhos de 10% comparativamente à linha anterior. A empresa quer fazer os primeiros testes ainda este ano, colocá-los na linha de produção na segunda metade de 2025 e lançá-los em 2025.